A empresa aérea chilena LAN e a empresa aérea brasileira TAM estão em vias de se transformar em uma só companhia aérea, a fusão foi anunciada no dia 13 de agosto, sexta-feira e desta negociação deve surgir uma grande companhia aérea, a maior de toda a América do Sul. O nome provável para a nova companhia é Latam, uma campeã latino-americana, foi a afirmação de Libano Barroso, atual presidente da empresa aérea TAM.
ANAC
De acordo com um comunicado feito pela TAM, para que os negócios sejam concluídos vai depender da aprovação da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e também dos órgãos nacionais responsáveis pela defesa a que a concorrência tem direito.
O site
A nova companhia aérea Latam já tem um site em funcionamento, e neste site foi divulgada uma apresentação na qual a empresa projeta uma capacidade aproximada de 46 milhões de lugares, ou seja, se estes dados se confirmarem esta nova realidade faz desta companhia aérea a maior de toda a América Latina. Nesta perspectiva a Latam seria seguida apenas pela Avianca e em terceira posição estaria a Gol, que é uma empresa brasileira. A Latam será a maior companhia aérea em números como frota, volume dos passageiros atendidos e destinos ofertados.
Ranking mundial
Dentre as maiores empresas mundiais a Latam deverá ocupar, quanto à receita, a décima quinta posição. Conforme cálculos realizados por Vincent Baron, especialista no assunto, o valor montante das negociações entre estas duas companhias aéreas é de US$ 3,7 bilhões de dólares, em trocas de ações.
Ainda de acordo com dados que foram divulgados pela própria companhia, baseados nos números do ano de 2009, a empresa contará com um grande número de passageiros, 46 milhões, desta forma conquistando o 11º lugar entre companhias aéreas de todo o mundo, nesta comparação. A TAM representa a maior empresa da região, e a LAN por sua vez vem se mantendo como a empresa mais inovadora e bem administrada, esta combinação entre as duas pode oferecer uma presença mais efetiva através da união.
Acionistas e consumidores
Para os consumidores brasileiros esta negociação deverá resultar em um aumento considerável na diversidade das rotas, o que é muito positivo. E para os acionistas da empresa aérea TAM também existe benefícios, pois a nova companhia aérea será a pioneira do mercado latino a liderar o crescimento no setor aéreo mundial.
Atualmente a LAN Airlines bem como as suas filiais são líderes de mercados domésticos no Chile e no Peru, além disso, possuem uma presença importante em rotas nacionais na Argentina. Como podemos deduzir as perspectivas parecem ser muito boas tanto no que se refere ao mercado aéreo nacional quanto no cenário mundial. As análises mostram que na América do Sul é que ocorrem, nos últimos anos, os maiores crescimentos deste setor.