Os nossos sonhos costumam custar tão caro que na maioria as vezes deixamos de realizá-los pois não possuímos a grana o suficiente. Talvez isso seja somente uma maneira errada de ver como o nosso dinheiro é mal aproveitado. A economia nacional muita das vezes não coopera com a nossa necessidade, oferecendo salários não condizentes aos serviços prestados e muito menos ao gastos que possuímos diariamente. Isso traz normalmente muitas dívidas, tornando o brasileiro um povo com um dos maiores números de inadimplentes do mundo todo.
Quando sobra algum dinheiro normalmente as pessoas gastam com algo sem necessidade ou então guardam. Os poucos que ainda guardam com consciência não sabem muito como podem fazer com o que o dinheiro renda mais ainda. Muitos quando conhecem os investimentos têm em mente que é necessário muito dinheiro para se começar a ganhar em cima dele. Porém com apenas trinta reais já existe alguns planos simples em bancos comuns que nós frequentamos sempre.
O que acontece é que muita gente desconhece como realmente funciona os investimentos e logo de cara querem ter o retorno de 20% sobre o dinheiro investido, algo que é bem complicado principalmente no cenário atual.
Você algum dia já aprendeu como a economia funciona em seu país? Ou como administrar o seu dinheiro da melhor forma possível?
Economia
Primeiro de tudo saber como a economia do Brasil é essencial, pois ela faz o dinheiro circular pelas pessoas. E quando se encontra em péssimas situações faz com os investimentos também diminuam sua rentabilidade.
O Brasil é um país bem grande que possui muita fonte de renda, sendo considerada a oitava economia do mundo. Na América é o segundo, logo atrás dos Estados Unidos, com um produto interno bruto (PIB) de cerca de dois trilhões de dólares. Porém quando se trata de um valor dos bens e serviços por cada pessoa o país se encontra em 65° no mundo, isso significa que apesar da produção ser alta a quantidade de habitantes faz com que não seja o suficiente
Nesse momento entra a desigualdade, onde muitos recebem pouco enquanto outros poucos selecionados possuem muito. Se formos analisar bem em como se baseia, podemos lembrar dos produtos que são exportados que em sua maioria são da agropecuária, ou ainda alguns manufaturados. Os parceiros são os mais variados possíveis, com maior destaque para a União Europeia. É considerado um país subdesenvolvido e por isso alguns anos atrás se uniu com alguns países que também viviam o mesmo cenário para se ajudarem. Disso surgiu o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), outra organização econômica que o Brasil participa que já gerou alguns pontos positivas é o Mercosul, mostrando a união dos países da América do Sul.
Existem muitas pesquisas que envolvem a economia no futuro, porém tudo depende de como será governado e reutilizado o dinheiro ganho. Teoricamente o Brasil só tende a crescer, mas isso vai melhorar somente com a educação financeira de cada um.
Educação Financeira
Agora que você já conhece um pouco mais sobre como é a economia brasileira, vale lembrar que você é parte ativa dela e que por isso aprender a lidar com ela pode fazer você prosperar no quesito dinheiro.
A grande falha é que a maioria da população não tem acesso a isso sempre. Isso é sem dúvida o grande problema, a falta de informação desde criança. O básico da educação financeira é bem óbvio e se prende a você economizar, gastar menos e saber com o que está gastando.
De modo geral ela busca auxiliar para que todos os consumidores possuam formas de melhorar sua vida através do pouco dinheiro que possui, aprendendo o básico de investimento, poupar, créditos e finanças diárias.
Hoje em dia muita gente cai em fraudes por não terem uma consciência já formada para esse tipo de coisa. Por exemplo: há pessoas que oferecem investimentos com rendimentos altíssimos, porém são falsos, pois não há retorno tão rápido assim sem que se corra altos riscos.
Para isso a educação financeira é tão necessária, para que tomar decisões não seja tão complicado. Auxiliando de qualquer forma para que o dinheiro não seja um problema e sim a solução de problemas. Saindo de empréstimos grandiosos com juros terríveis para investimentos lucrativos com conhecimento.
Nunca é tarde para aprender sobre “dinheiro”, basta buscar mais informações em bancos, companhias próprias para isso e até mesmo na internet existe muito conteúdo simples que o fará entender melhor.