FMI Projeta Venda de Ouro

Noticia de Mercado

Chegou ontem ao mercado a noticia de que o FMI Projeta Venda de Ouro para breve. Ao todo deverão ser 191,3 toneladas do precioso metal que de maneira gradual, mas contínua serão vendidas aos mercados. A pura verdade é que este plano já havia sido anunciado desde setembro do ano passado e que após uma pausa hoje vem sendo dada continuidade ao projeto de venda que tem como objetivo principal aumentar os recursos financeiros do Fundo Monetário Internacional de modo a financiar importantes projetos. É preciso manter o equilíbrio econômico e assim no ano de 2009 foi aprovada pela instituição a venda de nada menos do que 403,3 toneladas de ouro das quais mais da metade deste volume que foi aprovado já foi para o mercado e com isso muito dinheiro  foi movimentado, ou seja, uma quantia que equivaleria hoje a US$ 7,2 bilhões de dólares.

Aliança

A Prioridade

É uma bela quantidade de dinheiro extra que a instituição já conseguiu com a venda a três bancos centrais de 212 toneladas e segundo afirmou através de seus representantes está aberto a novas negociações semelhantes para a venda do que resta. No ano que passou o Bank of Mauritius comprou 2 toneladas, no Siri Lanka o banco central ficou com 10 toneladas e o Reserve Bank of Índia adquiriu 200 toneladas e assim esses foram os compradores do metal oferecido pelo FMI até agora.

Prata

As reservas em ouro que a instituição detém deverão ser reduzidas em 1/8 quando esta negociação terminar e tiver sido vendido todo o ouro disponibilizado para esse fim. No final do mês passado o fundo ainda tinha uma reserva na ordem de 3.005 toneladas que se considerado o preço de mercado chega a um valor de US$ 105 bilhões, sendo que no momento o metal se encontra com preço bastante elevado e como prioridade nas negociações está o fato de que é preciso evitar tumulto nesse mercado.

FMI Projeta Venda de Ouro

O Porquê das Vendas

Com as reservas bastante baixas e com muitos países batendo a sua porta tentando recursos para resolver os problemas causados pela crise mundial, a venda de parte das reservas de ouro foi à solução encontrada pelo FMI para atender a demanda e por isso o Conselho Executivo do Fundo não tendo outra saída em curto prazo aprovou a venda de parte das reservas. Este parece ser o momento certo para inovar e o mercado está de olho, atento a esta compra, porém antes de oferecer no mercado o FMI preferiu oferecer este ouro aos bancos centrais e somente agora o que restou vai ser disponibilizado para o mercado de ouro e mesmo assim isso deverá ser feito de maneira escalonada para que não haja distúrbios no setor o que com certeza não interessa a ninguém.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *