Felipe Ruiz, Carteira de Investimentos e História

  • Conhecendo o Grande Investidor Felipe Ruiz

Felipe Ruiz é um investidor e especialistas em finanças,  com formação acadêmica no Centro Universitário do Instituo Mauá de Tecnologia, em Engenharia de Produção. Três ano após sua formação, Felipe Ruiz partiu para os Estados Unidos, para iniciar e concluir seu MBA no Massachusstes Institute of Technology (MIT), onde ficou entre 2008 e 2010. Hoje Felipe é vice presidente do Mit Sloan Alumini Club of Brazil, devido ao fato de ter passado por lá, e ter ajudado a espelhar a visão americana de alto impacto em terras brasileiras.

Felipe Ruiz é um profissional muito respeitado no mercado, e além disso também tem outras ocupações em diferentes instituições. Ele é membro do Instituto de Estudos de Politica Econômica, da casa das Garças (IEPE/CdG), no Rio de Janeiro. Felipe também tem função de conselheiro fiscal suplente no Grupo Unipar de Ensino, em São Paulo. E para completar suas experiencias atuais, podemos citar sua parceira em consultoria com o grupo de gestão de investimentos RZ Par. O RZ Par trabalha no setor de gestão de investimentos e é situado na cidade de São Paulo. Esse grupo conta com poucos funcionários, porém de extremo gabarito na área de investimentos. Para finalizar, hoje Felipe é um dos tripés do canal AGF no Youtube, que também conta com a filha do maior investidor brasileiro Luis Barsi, Louise Barsi.

  • Felipe Ruiz e Sua Trajetória

A entrada no mercado por parte de Felipe Ruiz se deu relativamente cedo, e influenciado 100% pelo seu pai. A família de Luis (seu avô), criou uma empresa que trabalhava e distribuía aço da Usiminas e da Companhia Siderúrgica Nacional (companhia estatais até então). No final da década de 60, foi instituído no Brasil um incentivo fiscal para investir no mercado de ações, permitindo que as empresas investissem lucros da empresa, no mercado de capitais ao invés de restituir o IRPF. Durante o governo Collor, uma das primeiras empresas a ser privatizada foi justamente a Usiminas. Ou seja de um dia para o outro, o principal fornecedor da família de Felipe, era o principal concorrente. Contudo, a bolsa de valores da empresa do pai e avô de Luis, lucrava mais a longo prazo, que a própria empresa. Era o momento que a família de Felipe se virava completamente para a bolsa.

Felipe Ruiz se voltou para a engenharia de produção, e estagiou na Mercedez. Posteriormente passou a trabalhar na GM Motors, ambas as oportunidades no chão de fábrica. Já o começo de Ruiz no mercado se deu em 1999 ( um ano depois do falecimento do avô de Felipe, grande mentor de sua vida). Nesse ano, o pai de Felipe resolveu dar uma mesada a seu filho: alguns lotes de ações da Vale. Ali iniciava a trajetória na bolsa de valores, de um dos maiores nomes do mercado de capitais brasileiro.

Investidor

Investidor

Depois da faculdade, Felipe decidiu investir na área de conhecimento financeiro e viajou para os Estados Unidos, afim de estudar no MIT onde realizou seu MBA. Ao voltar pro Brasil, também trabalhou na estratégia do Burger King (grupo 3G), onde teve seu ultimo emprego no corporativo. Por fim, Felipe decidiu trabalhar com gestão executiva e financeiro, e se voltou unicamente para a bolsa de valores, operando no mercado e ensinando pessoas a operar. Hoje, o foco de Felipe Ruiz é voltado para ações previdenciárias. Ele possui um canal com Fabio Baroni, Louise Barsi com dicas para ações previdenciárias, chamado “Ações Garantem o Futuro”.

O ensinamento de Felipe Ruiz vem desde a família, onde tinha em seu pai, o grande incentivo para o mercado financeiro. Além de ter recebido as primeiras ações de seu pai, seu avô construiu um império de ações de empresas siderúrgicas, devido a ementa da década de 80 que incentivava o investimento na bolsa de valores, isentando o IRPF para os investidores. Outra fonte de inspiração de Felipe Ruiz é Luis Barsi, o maior investidor brasileiro (também chamado de Warren Buffet brasileiro). Foi com Luiz que ele aprendeu grande lições de como operar na bolsa, e além disso, foi com Luiz Barsi que Felipe conheceu sua companheira de canal, a investidora Louise Barsi.

  • A Carteira de Investimento de Felipe Ruiz

Felipe Ruiz conta que tudo começou há muitos anos atrás, e alerta para a sede de dinheiro rápido que muitos coachs e youtubers aconselham. As primeiras ações foram de blue chips (empresas gigantes e já consolidadas), como Petrobrás, Itaú, Vale. Nessa época ele conta que ignorava o preço das ações, e até o pagamento de dividendos, ressaltando que ia pelas noticias de jornal como: empresas super promissoras, empresas que estão em alta e empresas famosas. Ao longo dos anos quebrou a cara várias vezes, comprando inclusive, ações da OGX. Ao conhecer Luis Barsi tudo mudou, e ele passou a olhar empresas como se fossem projetos de mercado. Buscou a partir dali parcerias com empresas, investindo com consistência. Passou a buscar ganhos frequentes, e não ganhos altos.

Antes de tudo Felipe Ruiz conta que é preciso não pulverizar muito as ações, ou seja, mantenha razoável o número de ações de sua carteira. A regra estabelecida por ele, em moldes mais genéricos é: Multiplique o número de anos que você investe com consistência na bolsa por 3. O resultado dessa operação básica de multiplicação é o máximo de ações que você, em teoria, deve ter dentro da sua carteira de investimentos.

A carteira de ações de Felipe segue o jeito Luis Barsi de investir, ou seja, construir uma carteira previdenciária. Investir em ações, deve ser como se tornar de sócio de uma empresa, ou seja: você se tornaria sócio de 25 empresas? Se a resposta for não, então não compre 25 ações sem possuir experiencias de mercado. Luis Barsi, o mentor de Felipe, tem 33 ações em 50 anos de investimento, e se tornou o maior investidor brasileiro. Dentre as ações de Felipe estão as das empresas Klabin, AES Tietê, e Banco Santander.

Outra característica da carteira de Felipe Ruiz, é não investir em fundos imobiliários. Ele alerta contra os fundos por ser a favor da estratégia de ser o próprio gestor dos seus investimentos, o que vai na contramão do fundo imobiliário. Um fundo imobiliário é um investimento de alta liquidez, que coordena o valor investido através das cotas, e retorna o lucro aos investidores. Porém, existe uma taxa de administração de cerca de 1,5% a 2% quando existe o investimento em um fundo, que é deduzido todo mês. Ele explica que o setor imobiliário tem empresas não perenes, além de não poder fracionar o imóvel quando é necessário vender.

Ilustração de uma Carteira de Investimento

Ilustração de uma Carteira de Investimento

Logo, podemos ressaltar que a estratégia de Felipe Ruiz é da carteira previdenciária. Complementado pelo método “Buy and Hold”, ele compra ações de empresas consistentes que ele se tornaria sócio, fazendo o que chamamos de análise fundamentalista. Felipe aconselha que a estratégia “Número de anos x 3”, (usada para estabelecer o número máximo de ações em carteira), seja usada até o quarto ou quinto ano, e depois seja estabelecida um número padrão. Para seguir o canal de dicas de investimento de Felipe Ruiz, Louise Barsi e Fábio Baroni, o “Ações Garantem o Futuro”, basta se inscrever no canal do trio no Youtube.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *