O planeta terra está cheio de países interessantes para se conhecer, muita deles possuem lindas paisagens, culturas diferenciadas e um povo muito receptivo que não fazemos nem ideia do quanto. Há muito do que aprender com as pessoas de locais diferentes. Que tal pensarmos em alguns países estranhos que não temos muito acesso? Você procura entender um pouco mais sobre outros lugares?
Quando pensamos em viajar, alguns lugares são padrões e nem sequer procuramos saber sobre lugares mais distantes e mais desconhecidos. Estudamos história e geografia na escola somente de países que tiveram influência direta na nossa vida como a dos europeus, mas já pensou em como foi a história de outros dos milhares de povos que os outros continentes já tiveram.
Outros povos que eram muito mais desenvolvidos foram dizimados por povos europeus que se diziam superiores. Infelizmente isso aconteceu em diversos lugares do mundo. Um dos menos afetados por essa exploração foi o continente asiático. Que sempre teve presença, era afastado por grandes cordilheiras e por isso sobreviveu anos sem sinais de colonização.
Viajar para esses lugares distantes é uma maravilha, mas antes conhecer os lugares, é interessante saber um pouco mais sobre sua geografia, cultura e até mesmo economia.
Economia Dos Países
Quando falamos de estudar sobre a economia de cada Estado, pensamos principalmente sobre como está seu desenvolvimento, como ele se sustenta, como faz para obter grandes mudanças. Analisar a economia vai muito além de números, procura entender como cada um dos habitantes sobrevive e logo em seguida ver em um parâmetro geral.
Será que o país é rico? Mas parece que esse dinheiro está concentrado na mão de poucos isso conseguimos adquirir com o IDH (índice de desenvolvimento humano) que mede a qualidade de vida das pessoas juntamente com o desenvolvimento econômico do país. É feita pela ONU com base em três pilares que são saúde, educação e renda.
Medindo a expectativa de vida ao nascer, acesso e qualidade a educação, além do PIB e Renda Nacional Bruta. Sendo assim quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Entre os maiores estão Noruega e Austrália.
Outro ponto que podemos afirmar com certeza que influencia na riqueza de um país é seu PIB ( Produto Interno Bruto) que tenta unir o máximo de informações possíveis de bens e serviços que um país oferece, tentando basicamente somar o valor que um lugar consegue arrecadar com sua economia em funcionamento. Afetando diretamente em como a economia de um determinado lugar é visto pelo mundo.
Ásia
Como dito anteriormente é um dos poucos continentes que não sofreu muitas invasões dos europeus, conseguindo manter uma cultura oriental diferenciada de todo restante. É o maior continente do mundo com cerca de um terço de todas as terras da superfície da Terra.
Além de tamanho a Ásia possui muito habitantes, chegando a mais de 50% da população do mundo. Sendo concentrado principalmente na China e na Índia, países mais populosos do continente. O grande problema é que o território asiático possui diversos locais impróprios para moradia, seja as cordilheiras, o frio da Rússia e outros, isso faz com que a maioria da população esteja tudo concentrada em um quarto de todo o território. Isso dificulta ainda mais o desenvolvimento saudável das população que possui setenta pessoas por quilômetro quadrado.
Uzbequistão
É um país localizado no centro da Ásia, e oficialmente é uma república. É uma região que foi importante para os turcos e depois para os Império dos Timúridos. País que faz divisa com o Tajiquistão a sudeste, com o Cazaquistão a nordeste, Turcomenistão a sudoeste e com o Afeganistão ao sul.
Durante algum tempo viveu sob o comando do Império Russo. Isso aconteceu no começo do século XX e por isso quando a Rússia se tornou União Soviética, Uzbequistão era um dos países que faziam parte dela. Não aguentando mais a pressão que era feita, três meses antes da dissolução da URSS, ela se retirou e declarou independência.
País que não possui saída para o oceano, com um solo bastante desértico, com poucas estepes secas. E um dos poucos lagos presentes no local está sendo aos poucos destruído pelo uso indevido.
É um país laico, republicano democrático que habita diversas culturas devido a sua localização. A maioria da população é de origem uzbeques, tendo bastante a presença dos russos, dos tajiques, dos cazaques e outras etnias. Possui uma língua própria que deriva do alfabeto latino que é muito falada, dividida com a russa. Sendo que a homossexualidade é ilegal por lá.
Em questões religiosas, a maioria é muçulmana. Sendo muito participativa de organizações mundiais e até mesmo mais locais como a OCX (Organização para Cooperação de Xangai), além de fazer parte da ONU (Organização das Nações Unidas).
Infelizmente a política não tem sido uma das mais democráticas como o nome diz, a partir de algumas observações mais a fundo é notável que o país vive um regime autoritário e com alguns direitos civis cortados.
Economia Do Uzbequistão
A maior fonte de renda do país são algumas commodities importantíssimas para o mundo todo como o urânio, o gás natural, o algodão e o ouro. Sendo que o algodão o país é o segundo maior exportador e o quinto maior produtor. Ainda é um Estado que o governo influencia muito na economia, mesmo afirmando sobre possíveis aberturas.
Apesar do solo ruim, o país possui grandes áreas agrícolas, além de alguns segmentos dentro do setor industrial como o têxtil e o automobilístico. As reservas de petróleo e de gás natural trazem bastante investimento estrangeiro de países ricos.
É um país pobre, em que a grande maioria da população está desempregada, possuindo uma alta taxa de mortalidade e um subnutrição muito grande.
Como podemos perceber, o Uzbequistão é um país com muito potencial para crescer, principalmente pelos produtos que exporta e a localização que se encontra. Mas devido ao seu passado ruim com antigos governantes que continuam assombrando, a população continua vivendo de mal a pior, com um IDH médio maior do que os países ao redor, mas que poderia ser melhor investido.