Economia De Porto Rico: Pib, Idh E Negocios

Conhecer um pouco do mundo é muito engrandecedor, traz novos ares, ideias e muitas experiências. Acreditamos sempre que o melhor jeito de se viver a vida é conseguir visitar o mundo todo e realmente não estamos errado. O aprendizado quando estamos em locais desconhecidos é sempre muito grande, na maioria das vezes tudo é diferente: seja a cultura, a economia, as vestimentas e até mesmo a língua se não conhecermos muito.

Viajar sempre foi um hobby para muitos, infelizmente não cabe no orçamento de todo mundo. No Brasil temos muito a cultura de querer ir para o exterior, buscando ter novas experiências e conhecer muitos lugares bonitos, mas isso também pode acontecer no próprio território brasileiro que além de ser gigante possui muitas paisagens maravilhosas a serem visitadas.

A principal vantagem de escolher destinos dentro do nosso país é que essas viagens acabam saindo bem mais barato do que uma para o exterior principalmente por conta das passagens de avião, além disso não temos que procurar entender tanto sobre a cultura, língua e outros por ser bem parecido com o nosso. Isso é um problema sério do brasileiro, não ter esse amor ao próprio país, algo que contribui para uma imagem ruim dos estrangeiros com a gente.

Viajar

É uma sensação ótima quando estamos prestes a fazer uma viagem. Toda a preparação da um frio na barriga, você deseja que tudo seja perfeito e por isso pesquisa muito antes de fechar alguma coisa. Seja preço, ou então o local, qualquer outro detalhe necessitam ser pensados com carinho. Não adianta querer ir para um lugar sem tem noção nenhuma de como as pessoas são, de como funciona a economia, a moeda, a língua, tudo é necessário.

Para montar nossa mala você precisa pesquisar um pouco sobre o clima do local e a vestimenta mais comum, para não ficar muito deslocada no lugar. Além de pensar também na hospedagem, nos tipos de passeio e no quanto irá gastar com isso tudo.

Já pensou em viajar para lugares diferentes daqueles que todo mundo quer visitar? Há tanto lugar menosprezado por não ter uma economia ou estrutura boa, mas lugares maravilhosos para visitar. Pegue o mapa e escolha um lugar aleatório, pesquise sobre e vai ver que pode ser o local perfeito para você. Para que você possa se interessar por outros locais, vamos trazer um pouquinho mais sobre Porto Rico, país de muitas paisagens e que não fica tão longe do Brasil.

Porto Rico

É um país da América Central formado por um conjunto de ilhas próximo ao s Estados Unidos. Praticamente uma continuação do território americano que não foi incorporado por eles, estando um pouco mais a nordeste do Mar do caribe. O nome oficial do país é Estado Livre Associado de Porto Rico. Possui uma ilha maior que forma grande parte de Porto Rico e algumas menores chamadas de Mona, Vieques e Culebra, o arquipélago se encontra entre as grandes Antilhas e só de pensar já conseguimos visualizar grandes paisagens, a maioria envolvendo praias e lugares paradisíacos.

A capital do país é San Juan, sendo também a cidade mais populosa. Sempre que ouvimos falar do país, lembramos do castelhano forte que eles possuem, mas Porto Rico também fala inglês, principalmente pela sua proximidade com os Estados Unidos. A população do local não é muito grande contando com praticamente 3,5 milhões de pessoas.

O país tem uma série de histórias para se tornarem o que são atualmente, a maior delas sem dúvida é a de descobrimento e disputas territoriais que trouxeram muita da cultura que o país apresenta no cotidiano. A cozinha é um grande exemplo disso, com pratos típicos e marcantes de uma região tropical.

É um país não tão falado nos destinos dos turistas, mas mesmo assim consegue atrair gente do mundo todo, principalmente por ser ter um incentivo fiscal muito grande, já que é uma das fontes de renda mais fortes no local.

História De Porto Rico

A ilha foi descoberta pelos europeus mesmo antes de descobrirem o Brasil. Em 1493 já haviam pessoas disputando pelo país e um deles era Cristóvão Colombo. Nos séculos seguintes muita coisa aconteceu, trazendo uma miscigenação de raças como os holandeses, os britânicos e o franceses. Algumas influências africanas também vieram na época em que os espanhóis trouxeram muitos escravos. Nesse período a Espanha teve um controle maior do país moldando-o até eles se tornarem independente. Porto Rico além de colônia era um local estratégico para a Espanha.

Mesmo que não faça parte dos Estados Unidos o povo porto-riquenho é considerado cidadãos americanos, isso faz com que eles andem livremente pelo continente. Porto Rico é considerado um estado dos Estados Unidos desde 1917, mas não tem nenhuma representatividade política.

Economia

Apesar de todas as lindas paisagens, Porto Rico possui uma economia em recessão que o FMI (Fórum Econômico Mundial) não prevê melhoras somente para daqui vinte anos. É uma das economias mais competitivas da América Central, sendo considerada de alta renda para o Banco Mundial. Mas infelizmente está vivendo uma crise intensa com uma dívida pública muito grande que chega a quase setenta e dois bilhões de dólares muito maior que o seu PIB, algo bastante crítico. O PIB de Porto Rico era de cerca de vinte e três mil em 2013, sendo classificado em 63º entre os países do mundo.

Bandeira de Porto Rico

Bandeira de Porto Rico

Além do turismo, a indústria também é uma grande fonte de renda para Porto Rico, as áreas mais comuns são nos produtos farmacêuticos, eletrônicos, petroquímicos e têxteis. Muito focada também em serviços oferecidos como imóveis e finanças.

Desde 2005 Porto Rico se encontra em recessão, muito por conta de isenções fiscais em exagero e feitas desequilibradamente. Mesmo assim ainda consegue se manter com uma inflação baixa e tenta trazer lucros com empresas estrangeiras mais não estão progredindo muito.

Em 2017 a situação piorou muito devido a um terremoto e um furacão no mês de setembro, acabando com diversas cidades e precarizando ainda mais a situação deles. Sendo assim passou a ser considerada quase uma Grécia na América, totalmente falida.

Seus principais parceiros comerciais são Irlanda, Japão e Estados Unidos. Infelizmente não possui uma produção de produtos básicos para sobrevivência, deixando o país bem a mercê da economia dos outros países que oferecem esses produtos.

Com certeza você não sabia muito sobre esse país, mas pode ter se interessado caso goste das características que ele apresenta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *