Visão Geral Sobre Antígua E Barbuda
Antígua e Barbuda é o nome de um país independente da América do Sul, da América Central e da América do Norte, o qual também é chamado de maneira um pouco mais rara de Antiga e Barbuda. Esse país é composto por trinta e sete ilhas que se situam entre o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe, sendo que as duas principais ilhas são as que dão nome ao país, ou seja, a Ilha Antiga e a Ilha Barbuda, que são também as maiores ilhas do país.
Além das duas maiores e principais ilhas, o país conta ainda com outras seis ilhotas, que são Long, York, Maiden, Great Bird, Guinea e Green e ainda com outras vinte e nove ilhotas que não são habitadas, ou seja, é evidente que há muito a se descobrir nas mesmas, principalmente no que diz respeito a fauna e a flora locais.
Por ser totalmente composto por ilhas, o país é considerado um arquipélago, e todas as ilhas que a compõe são separadas por uma distância não tão grande das Pequenas Antilhas e das Ilhas de Barlavento, o que faz com que até mesmo elas façam parte de uma única constituição, se localizando mais precisamente na América Central, ao norte da linha do Equador.
Os primeiros habitantes de Antígua e Barbuda surgiram no arquipélago há mais de quatro mil anos, porém, foi somente no ano de 1493 que elas de fato foram descobertas por Cristóvão Colombo – navegador e explorador vindo da Itália – durante uma época chamada de Grandes Navegações, que foi inclusive a mesma expedição que também fez com que o Brasil também fosse descoberto. Cristóvão Colombo foi quem deu o nome ao arquipélago e o concedeu para o domínio do reino espanhol.
A colonização de Antígua e Barbuda pela Espanha durou até o ano de 1667, que foi quando as mesmas foram vendidas para o Reino da Grã Bretanha, ficando abaixo dessa soberania inglesa até o ano de 1981, ano que proporcionou a independência das ilhas do domínio britânico. O que se pode perceber é que essa independência é algo muito recente, e com certeza isso impacta em diversos fatores, inclusive na economia, que é o foco principal do artigo de hoje e que será abordado logo abaixo.
A partir de sua independência, Antígua e Barbuda passou a ser oficialmente um, dos cento e noventa e seis países que possuem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas, a ONU. Além disso, Antígua e Barbuda também estão entre as ultimas quarenta e quatro monarquias existentes até os dias de hoje. O arquipélago é também um dos dezesseis reinos pertencentes a Comunidade das Nações, ou Commonwealth of Nations, além de ser um dos vinte e cinco microestados do mundo, que são aqueles países cuja a área de extensão territorial é de menos de mil quilômetros quadrados.
A população antiguana atualmente conta com pouco mais de oitenta e oito mil habitantes, onde cerca de trinta por cento deles (aproximadamente vinte e seis mil habitantes) vivem na cidade de Saint John’s, na ilha de Antígua, que é a cidade mais populosa, a maior em relação a extensão territorial e a capital do país. O idioma oficial de Antígua e Barbuda, assim como o de outros quarenta e seis países, é o inglês, e a moeda vigente atualmente no arquipélago é o dólar do Caribe Oriental.
A Economia de Antígua e Barbuda
Como foi possível observar acima, Antígua e Barbuda é um país composto por várias ilhas, então, é natural que isso influencie diretamente na economia de lá, que é dependente majoritariamente do turismo para a sua manutenção e evolução. Porém, essa não é a única atividade relevante do país, sendo que a produção agrícola do país também é bastante significativa nesse aspecto, principalmente a produção de itens como as frutas de modo geral, o algodão e a cana de açúcar. Outros negócios que também contribuem bastante para a economia de Antígua e Barbuda são a extração e a refinação do petróleo a produção de cerveja, o mercado têxtil e a indústria de vestuário, os artesanatos locais e também a indústria de cimento.
Desses produtos, vários são fabricados exclusivamente para a exportação, e os principais deles são os artesanatos, os produtos para a cama e os componentes eletrônicos, sendo que essa exportação influencia diretamente no crescimento econômico do país, já que a movimentação da renda no mundo industrializado é muito significativa. Os produtos agrícolas que mais são exportados são a laranja, a cenoura, o abacaxi, o limão, a goiaba, o mamão, entre outros
O Produto Interno Bruto (PIB) do país é de aproximadamente onze mil dólares por habitante, e a taxa de inflação durante o ano é consideravelmente baixa. Antígua e Barbuda conta com uma dívida externa – débitos resultantes de financiamentos e / ou empréstimos de outros países – de aproximadamente duzentos e trinta milhões de dólares, e a taca de desemprego no país é moderada, ficando em torno de onze por cento.
A respeito do turismo, que é o ponto forte do país, cerca de um terço dos visitantes são pessoas estadunidenses, que procuram conhecer as belezas naturais de Antígua e Barbuda, com suas lindas praias e paisagens deslumbrantes, principalmente durante épocas de férias de verão.
Outro negócio que impactou muito significativamente a economia antiguana foi a criação de uma universidade, a Universidade Americana de Antígua, onde o principal enfoque é a formação de médicos. Essa universidade é responsável por proporcionar muitos empregos, principalmente para os antiguanos locais, e os alunos – que são cerca de mil – acabam fazendo com que a economia gire ainda mais fortemente, já que eles consomem muitos produtos e serviços.