Economia das Ilhas Fiji, Pib, IDH E Negócios

  • Características Gerais das Ilhas Fiji

A República das Fiji, é um país insular da Oceania, composto por 332 ilhas, localizado no meio do Oceano Pacífico. Esse país multi territorial, foi formado por meio de atividades vulcânicas, que se iniciaram há mais de 150 milhões de ano.  Até a década de 70 do último século, as Ilhas Fiji era consideradas um país membro da coroa britânica, conquistando sua independência nessa década. Após um golpe realizado por Frank Bainimarama no inicio dos anos 2000, as forças militarem conseguiram interromper o autoritarismo, e em 17 de dezembro de 2014, foram realizadas as eleições democráticas, sendo avaliada pela ONU, como uma eleição legalizada. Com isso, finalmente foi inaugurado uma república democrática depois de muitos anos de golpes, autoritarismo e desmandos internos, nesse país.

Ainda no campo da política, vale destacar que o regime politico das Ilhas Fiji são do tipo república democrática parlamentar representativa, e o primeiro ministro é o chefe do executivo deste país. O poder legislativo fica conferido ao parlamento. Um fenômeno ocorreu nas Ilhas Fiji depois da proclamação da constituição do país, em que a população indiana que por lá estava, teve direito de emigração. Ocorreu uma grande debandada de população e o país passou por uma fase complicadíssima devido a isso. O lado positivo ficou com a população da Melonésia, que passou a ser numericamente, e consequentemente politicamente, majoritária no país.

  • A Economia, Negócios e o Pib das Ilhas Fiji

A base da economia fijiana, se dá por meio das características extremamente propícias dos solos desse país, para o plantio da cana de açúcar. Juntamente com a cana, o coco e o gengibre, somam-se como os principais produtos de exportação fijianos, fazendo com que a economia propicie uma balança favorável ao país. Apesar de ser um país pequeno e dividido de forma insular em mais de 300 partes, a economia do país é muito avançada, sendo uma das que mais se destacam no Oceano Pacífico. Apesar da altíssima demanda do açúcar fijiano pelo mundo, nos anos 2000, depois de um golpe anti democrático, a União Europeia ( U.E), que até então detinha a maioria absoluta da opção de compra do açúcar fijiano, cortou a compra desse produto. Com o retorno do governo democrático, a União Europeia voltou a importar o açúcar fijiano, voltando assim, a fortalecer a economia desse país.

Outro fator muito impulsionador da economia fijiana é o turismo. Algumas ilhas desse país são atrativos mundiais como a ilha de Nadi, a Costa dos Corais, a ilha Denarau, e as Ilhas Mamanuca. Muitos países tem em sua população, o principal destino de verão, as ilhas fijianas. Dentre as atividades que podem ser praticadas em uma visita ao país, está o mergulho em meio aos corais, que se encontram espalhados em belíssimos recifes por muitos lugares do país. As areias fijianas são um show a parte, quando o assunto é atração turística nesse país. Com areias extremamente brancas, e repleta de quiosques, as ilhas não costumam apresentar defeitos, e com um valor estético reconhecido por todos no mundo, são muito indicadas por guias de viagens.

Economia Fijiana

Economia Fijiana

O PIB das ilhas Fiji no ano de 2018, alcançou um valor de 5,53 bilhões de dólares. Esse é um valor interessante, considerando que a população é de 883.483 habitantes, número registrado também no ano de 2018. Para fazer uma análise comparativa, o PIB (Produto interno bruto) brasileiro, é de 1,86 trilhões de dólares ( a população brasileira somava 210 milhões em 2018). O PIB fijiano é composto por alguns elementos, que inclusive já foram citados aqui. Os principais componentes são a cana de açúcar e o turismo. Cerca de 350 mil pessoas visitam as ilhas Fiji todo ano, isso é equivalente a um pouco menos da população regular deste país. O numero proporcional equivalente no Brasil, seria se cerca de 95 milhões de pessoas, visitasse o Brasil por turismo em um ano. A divisão do trabalho por setor econômico, fica da seguinte forma: a agricultura tem 8,7% da força de trabalho, a indústria tem 13,5% da população trabalhista no setor. A maioria absoluta está no setor de comércio e serviços, totalizando um total de 77,6% da força de trabalho, inserida neste setor.

O PIB fijiano diminuiu drasticamente durante o golpe anti democrático ocorrido em dezembro de 2006. O PIB nessa época se tornou muito menor. Passado o período árduo, a União Europeia retornou a demonstrar demanda do açúcar fijiano, e consequentemente o PIB do país voltou a ascender.

  • O IDH e a Qualidade de Vida

O IDH ( índice de desenvolvimento humano) das Ilhas Fiji, ocupa hoje a posição 98 no ranking mundial de países, empatado numericamente com o Paraguai. A nível de comparação, o Brasil ocupa a colocação 79 ( empatado com a Colômbia), e os líderes do ranking são Noruega, Suíça e Irlanda ( do primeiro para  o terceiro colocado). Os fatores que por meio de algoritmos, compõem numericamente este índice são: riqueza, alfabetização da população, educação, expectativa de vida e natalidade. Através destes números e colocações, se padroniza o quão desenvolvido um país é, e são juntamente ao tamanho do PIB, os medidores de um país desenvolvido, e das chamadas potencias mundiais.

Mesmo com uma taxa de desemprego de 7,6%, e um total de 25,5 % da população abaixo da linha da pobreza ( ou seja, em completa situação de carência e miséria), as Ilhas Fiji são considerados um bom lugar para se viver.

  • Curiosidades Sobre as Ilhas Fiji

  • Quanto Custa Uma Viagem Às Ilhas Fiji?

Se você ficou curioso, e maravilhado com as imagens que esse país pode fornecer presencialmente, provavelmente se perguntou quanto custa uma viagem para este lugar paradisíaco. Em uma viagem sem requintes luxuosos, que dure por volta de duas semanas, um total adequado para se manter por lá, pode ficar em 1000 dólares. Uma passagem aérea de ida e volta, deve ser consultada nas companhia de viagens aéreas.

  • Quais São Os Lugares Que Obrigatoriamente Devem Estar Num Roteiro De Viagem Às Ilhas Fiji?

Os principais lugares que não podem faltar em uma viagem sempre variam, mas sempre podemos estabelecer um consenso baseado na maioria da opiniões de quem já viajou para aquele destino. Nos caso das Ilhas Fiji, os endereços que não podem deixar de ser visitados começa com a ilha de Nadi. Considerado o lugar mais requisitado no país, essa cidade fica localizada na província de Ba, situada na divisão do Oeste. Essa cidade que conta com aproximadamente 35 mil habitantes, contem belíssimas paisagens, e areias extremamente brancas. Algumas ilhas tem pontes estreitas que levam o turista até um ponto avançado do mar, águas com variações de cores e belíssimos corais, que podem ser vistos em mergulhos.

Outras ilhas que não podem ficar fora do roteiro, são as ilhas Yasawa e Mamanuca. Neste caso, deve-se entrar em contato antes com companhias, que fornecem passeios de barco, para que o visual seja admirado por completo. Algumas opções de companhias são a Awesome Fiji, e a South Sea. Lindas palmeiras, e belíssimos quiosques, contrastam com o plano de fundo do mar, que poderiam facilmente (se somados), resultar em um quadro pintado por algum pintor naturalista.

Mamanuca

Mamanuca

  • Se o problema apontado como impedimento de viajar para as Ilhas Fiji for a dificuldade do idioma, não se preocupe, a língua oficial é o inglês. Como qualquer país colonizado pela Inglaterra, e ex membro da coroa britânica, o idioma falado por lá é o da terra da rainha.
  • Além de opções caríssimas de hospedagem, as Ilhas Fiji também tem opções que saem por menos de 50 dólares, a diária. Todos os tipos de viajantes, com os mais diversos tipos de bolso, podem se direcionar até la.
  • A população fijiana não tem índices significativos de violência. Apesar de ter uma grande parte da população atrelada a pobreza, as Ilhas Fiji, não apresentam grande números de violência.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *