A Lituânia – Visão Geral
A Lituânia é um país que tem como nome oficial “República da Lituânia” e que compõe o grupo das três repúblicas bálticas, que são aquelas repúblicas que antigamente pertenciam à União Soviética entre os anos de 1940 e 1991, sendo elas a RSS da Letônia, a RSS da Estônia e a RSS da Lituânia, que é o foco do artigo de hoje. O país faz fronteira ao norte com a Letônia, ao sul e ao leste com a Bielorrússia, ao sul com a Polônia, a oeste com o mar Báltico e ao sul e ao oeste com Kaliningrado, que é uma divisão federal da Rússia. A capital da Lituânia é Vilnius, que fica mais ao leste do país e conta com aproximadamente seiscentos mil habitantes. Porém, existem ainda outras cidades lituanas de bastante importância, como é o caso de Klaipéda e Kaunas – sendo que essa última já foi até mesmo capital temporária do país.
O país é um dos membros pertencentes a União Europeia, e hoje em dia a Lituânia é considerada um país realmente desenvolvido, o que pode ser observado em seus indicadores sociais, por exemplo, que sempre são bastante altos. O país conta, por exemplo, com o trigésimo quinto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e está em quadragésimo primeiro lugar no ranking de países com maiores Produto Interno Bruto per capita do mundo, sendo esses dados coletados no ano de 2013 pelo Banco Mundial, que é uma importantíssima instituição financeira internacional. A questão econômica do país é de fato muito interessante, e é também o foco do artigo de hoje, por isso será apresentada com maiores detalhes logo abaixo.
Um ponto curioso que acontece na Lituânia é que as taxas de crescimento vegetativo no país são negativas, ou seja, essa taxa de crescimento vegetativo nada mais é do que a diferença entre os nascimentos e as mortes, e dessa forma a tendência da população lituana é reduzir, já que de modo geral e teórico o número de mortes é maior do que o número de nascimentos no país. Um exemplo prático disso é que do ano de 2007 para o ano de 2013 houve uma redução de mais de quatrocentos mil pessoas no número de habitantes, o que é muito surpreendente e foge da média mundial.
A Lituânia é um país que conta com uma pequena parte de terra arenosa que possui cerca de cem quilômetros, dos quais somente quarenta são ligados ao mar Báltico. O maior porto do país fica na cidade de Klaipéda, ficando mais precisamente na laguna da Curlândia. Ainda falando a respeito dessa laguna, lá existe uma reserva natural importantíssima para o país, que é o Parque Nacional Kursiu Nerija, que é inclusive considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura a UNESCO. Ou seja, essa reserva é considerada importante de forma inigualável para a humanidade, sendo reconhecida oficialmente por uma comunidade científica.
A respeito da demografia da Lituânia, cerca de oitenta e três por cento da população são os chamados lituanos étnicos, que de fato falam o idioma lituano. Já as minorias da população – mas que ainda assim são consideravelmente expressivas – são os povos da Polônia, que compreendem cerca de sete por cento da população, os povos da Rússia, que compreendem cerca de cinco por cento e os povos da Bielorrússia, que representam um por cento de toda a população que vive na Lituânia.
A religião predominante no país é a católica – cerca de oitenta por cento dos lituanos seguem essa religião – mas existem também comunidades que contam com outras religiões alternativas, como é o caso da Igreja Ortodoxa, das Igrejas Protestantes, das comunidade que seguem o judaísmo, das comunidades que seguem o islamismo e também as comunidades karaistas, que são mais raras e presente mais especificamente na cidade de Trakai, seguindo um ramo mais antigo do judaísmo.
O idioma oficial da Lituânia é o lituano, que é inclusive uma das vinte e quatro línguas reconhecidas como oficiais da União Europeia. Existem aproximadamente três milhões de falantes de lituano no país – pois como foi apresentado somente oitenta por cento da população é de fato lituano étnico – e cerca de duzentos mil pessoas que falam esse idioma no exterior. O lituano é uma língua báltica, ou seja, é uma língua remanescente, e que tem muitas semelhanças com o letão, por exemplo. A escrita do idioma lituano conta com a utilização de uma adaptação do alfabeto latino, que é o que conhecemos e utilizamos também.
O regime político utilizado na Lituânia é o de democracia parlamentar (ou democracia representativa) onde o poder político é exercido de maneira indireta, por meio de representantes que foram eleitos para atuar em nome da população. No país existem vários partidos políticos, e o presidente tem mandato de cinco anos e fica sendo representante do estado e dirigente dos assuntos externos durante todo esse tempo.
Economia Do País
Como foi dito acima o foco do artigo de hoje é a economia da Lituânia, e é sobre ela que será tratado agora. Primeiramente é importante contextualizar a história do país, já que no ano de 1991 a Lituânia contou com a sua segunda independência, mas ainda que livre, o comércio do país ficou consideravelmente concentrado com a Rússia, não tendo muitas relações com outros países. Porém, no ano de 1999 aconteceu uma crise econômica em que o país ficou bastante prejudicado, e ela aconteceu principalmente por causa de não ter experiencia nem preparo para lidar com uma crise que atingiu a Rússia um ano antes, e assim teve sua economia impactada também. Isso representou uma reviravolta no modo de o país lidar com suas relações, e assim, após isso a Lituânia direcionou a maior parte do seu comércio para o Ocidente, deixando a Rússia um pouco de lado e ingressando inclusive na OMC, que é a Organização Mundial do Comércio.
A partir desse momento a economia da Lituânia foi se consolidando bastante e em 2003, um ano antes de começar a fazer parte da União Europeia, o país foi o que mais cresceu entre os candidatos a entrar nessa organização. Essa entrada aconteceu em maio de 2004, e os reflexos para a população lituana foram muito interessantes. A taxa de desemprego caiu bastante e a moeda nacional ficou compatível com o euro por bastante tempo. Hoje em dia, ainda que o país tenha crescido bastante economicamente, ainda existem muitas pessoas que vivem em situações de pobreza intensa e não existem muitas perspectivas de melhorias a respeito disso. Pelo contrário, as elites urbanas se fortaleceram bastante, enquanto a pobreza dos povos rurais, por exemplo, não se alterou. Isso prova que apesar de tudo, a Lituânia é ainda um país bastante desigual socialmente falando.