Economia da Grécia: PIB, IDH e Negócios

Visão Geral Sobre a Grécia

A Grécia é um país de nome oficial República Helênica – mesmo quase nunca sendo chamado assim – que se localiza na região sul do continente europeu, se localizando em um ponto bastante estratégico do mundo, já que fica no cruzamento entre a Ásia a Europa, a África e o Oriente Médio, ou seja, um ponto muito importante em vários aspectos. A Grécia ainda realiza fronteiras terrestres com países como a Turquia e a Bulgária.

O país conta com nove subdivisões regionais, que são Grécia Central, Macedônia, Epiro, Tessália, Creta, Ilhas Jônicas, Peloponeso, Trácia e Ilhas Egeias (que englobam Dodecaneso e Cíclades). A população da Grécia conta com mais de onze milhões de pessoas, e a cidade mais populosa é Atenas, que também é a capital do país.

A costa da Grécia está em décimo primeiro lugar de maiores costas marítimas do mundo, contando com mais de treze mil quilômetros de comprimento. Além disso no país também existe uma grande quantidade de ilhas, em um número de aproximadamente mil e quatrocentos, das quais somente cerca de duzentos e trinta são habitadas, ou seja, ainda existem vários territórios a serem povoados no país.

Ainda nos dias de hoje a Grécia conta ainda com suas raízes muito firmadas nas culturas e nos costumes da Grécia Antiga, já que essa civilização foi muito importante para o mundo todo, sendo inclusive considerada como o berço da civilização ocidental, já que foi um local muito relevante para importantes criações que são fundamentais nos dias de hoje, como é o caso da filosofia ocidental, da ciência politica, dos jogos olímpicos, de importantíssimos conceitos matemáticos e da democracia, ou seja, a Grécia Antiga tem total influencia nos dias de hoje ao redor do mundo todo, mas principalmente no país grego.

Como foi possível perceber, a Grécia Antiga contribuiu imensamente para cultura e tecnologia de todo o mundo, engrandecendo demais todas as conquistas ao redor do planeta. Todos esses legados foram ainda transmitidos para o Oriente por meio das campanhas de Alexandre o Grande e para todo o Ocidente por meio do Império Romano. Toda essa herança de tradições e aprendizados tem uma importância tão grande que hoje em dia estão refletidos ao redor do mundo todo, e também é mostrado por meio dos dezessete locais gregos que são considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Falando especificamente da Grécia atual, o país é considerado desenvolvido e democrático, contando com índices de desenvolvimento humano (IDH) e índice de padrão de vida bastante elevados, sendo um ótimo país para se viver. Além disso, a economia grega é bastante evoluída e conta com uma alta renda, sendo esse o foco do artigo de hoje e que será apresentado logo abaixo.

A Economia Do País

Uma das primeiras coisas que mais chamam a atenção na economia grega é o fato de o PIB (Produto Interno Bruto) do país ter crescido muito nos últimos tempos, ultrapassando até mesmo níveis de outros países com a economia muito boas também, inclusive países da União Europeia. Uma das maiores fontes de receitas da Grécia é a indústria do turismo, que corresponde a cerca de quinze por cento do PIB total do país, influenciando também em outros pontos, como a geração de empregos e incentivo de empreendimentos.

Já a respeito do PIB per capita do país – levando em consideração a paridade do poder de compra – a Grécia fica em vigésimo quinto lugar no ranking mundial, sendo que estudos apontam que esse PIB é bastante compatível com o de outros países, como a Itália e a Espanha. O custo de vida na capital grega é praticamente equivalente com o custo de vida em Nova Iorque, mas que variações podem acontecer, principalmente nas regiões rurais do país.

Economia da Grécia

Economia da Grécia

Atualmente a moeda vigente no país é o euro, tendo sido implementado há pouco tempo, no ano de 2002, mas como tudo foi bem planejado, as moedas passaram a ser cunhadas no ano de 2001, fazendo assim com que a adaptação acontecesse da melhor forma possível. A moeda utilizada antes do euro na Grécia era o dracma grego, sendo usado desde o ano de 1832.

Porém, nem tudo são flores na economia grega, pois ainda que seja bastante positiva, existem ainda alguns problemas significativos, principalmente ligados ao aumento do desemprego, uma frequente e generalizada corrupção política e uma burocracia que acaba sendo ineficiente. O país saiu também recentemente de um intensa crise financeira, que aconteceu entre os anos de 2008 e 2018, que foi reflexo da crise financeira ao redor de todo o mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *