Visão Geral Da Bielorrússia
De nome oficial “República de Belarus”, mas popularmente conhecida como Bielorrússia, essa é um país que se localiza na Europa Oriental, fazendo fronteira ao sul com a Ucrânia, a oeste com a Polônia, a noroeste com a Lituânia e com a Letônia e com a Rússia a Nordeste, e contando com as divisões com todos esses países, a Bielorrússia não possui saída para o mar. A capital do país é Minsque e suas outras cidades importantes são Mogilev, Gomel, Vitebsk, Brest e Grodno.
Um ponto bastante curioso do país é que sua área de extensão territorial é de cerca de duzentos e oito mil quilômetros quadrados, onde aproximadamente quarenta por cento corresponde a áreas totalmente cobertas por florestas. Os setores econômicos que mais se sobressaem no país é a indústria de manufatura e a agricultura, sendo que esses pontos serão apresentados mais abaixo, já que são o foco do artigo de hoje.
Até o início dos anos de 1900 as terras que hoje constituem a Bielorrússia eram na verdade pertencentes a outros países, sendo eles o Grão Ducado, da Lituânia, o Império Russo, o Principado de Polotsk e a Comunidade de Polaco Lituania. Porém, quando aconteceu a Revolução Russa, a Bielorrússia passou a ser de fato uma das nações que pertenciam a União Soviética, e assim, desde que foi formada, passou a ser conhecida como República Socialista Soviética Bielorrussa – RSSB. Na Segunda Guerra Mundial o país foi gravemente devastado, perdendo assim aproximadamente um terço de toda a sua população, juntamente com quase metade de todos os recursos econômicos do qual provinha. Porém, mesmo com todo o impacto sofrido, o país conseguiu se reestruturar nos anos pós guerra e além disso também se tornou um dos membros e fundadores da ONU – Organização das Nações Unidas.
No ano de 1990 o parlamento da república oficializou a soberania da Bielorrússia e assim que a União Soviética se interrompeu, foi declarada a independência do país, isso no ano de 1991. Desde o ano de 1994 o presidente do país é Alexander Lukashenko e ainda que necessite submeter a algumas objeções de governantes dos países ocidentais, muitas politicas da época soviética ainda são existentes, principalmente as ligadas ao controle do estado na economia, por exemplo.
A respeito da população do país, que é de quase dez milhões de pessoas, cerca de oitenta por cento corresponde aos bielorrussos nativos, e os vinte por cento restantes são correspondentes aos poloneses, ucranianos e os russos. Ainda que a constituição bielorrussa não apresente uma religião oficial, a que mais predomina no país é o cristianismo ortodoxo russo, seguida do catolicismo.
No ano de 2018 a Bielorrússia estava em quinquagésimo terceiro lugar no ranking dos países em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, estando atualmente em um grupo de países que apresentam a tendência de contar com um desenvolvimento muito alto. Isso acontece porque o país conta com uma taxa de mortalidade infantil baixíssima, juntamente com um sistema de saúde muito eficiente, onde existe cerca de um médico para cada grupo de quarenta pessoas.
A taxa de alfabetização da população bielorrussa também é extremamente eficiente, sendo estimada em aproximadamente noventa e nove por cento. Por todos esses motivos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento aponta que o indicador de desigualdade do país é um dos mais baixos de toda a Europa.
A Economia Do País
Como foi apresentado anteriormente, uma grande parte da economia do país bielorrusso se encontra sob o controle do estado, sendo assim descrita como uma economia que segue um estilo soviético. Assim sendo, quase metade dos cidadãos bielorrussos são empregados por empresas estatais. Porém, as empresas privadas também oferecem emprego para uma grande parte da população, correspondendo assim a cerca de quarenta e sete por cento dos empregos.
A economia do país é bastante fundamentada e dependente da importação de alguns produtos, sendo o principal desses o petróleo da Rússia. Já os principais produtos relacionados a agricultura e pecuária que o país produz são a batata e a carne bovina. Porém, atualmente os principais produtos que são exportados pela Bielorrússia são os maquinários e veículos pesados, como os tratores, por exemplo, juntamente com outros produtos da agricultura e ligada a energia.
O PIB – Produto Interno Bruto do país é de aproximadamente cento e cinquenta milhões, ficando em sexagésimo lugar no ranking dos PIBs dos países do mundo. Desse PIB, quarenta e seis por cento é responsabilidade da indústria, quarenta e quatro por centro é responsabilidade dos serviços e dez por cento responsabilidade da agricultura.