Tornar-se vendedor tem sido uma função cada dia mais comum. A escolha, muitas vezes, tem sido feita de modo casual, levando em consideração que muitos pensam, erroneamente, que se não alguém não tem profissão, então deve virar vendedor.
Mas existe um grande engano nessa afirmação logo acima. Ser vendedor exige muito mais de nós do que podemos imaginar. Vender é uma arte que poucos dominam, pois vende ultrapassa as barreiras comerciais de troca de valores. Vender exige tática, domínio, empatia, liberdade, flexibilidade, enquadramento e personalização.
E no que tange à qualidade do vendedor, independente do produto ou serviço que deseja ou que está vendendo, esta exige muita maleabilidade, preparo e, principalmente, empatia com o público. Vender é muito mais que mostrar aos interessados o produto de que está vendendo. Vender exige conhecimento com o produto, domínio da oratória e simpatia – não confundamos com falsidade – com os potenciais compradores.
E no que diz respeito à venda dos produtos de beleza, que é o nosso foco de hoje, a arte de vender vai além de conhecer bem os produtos, pois você vai “vender” beleza, bem estar e graça às pessoas. Vejamos algumas dicas para vender bem os produtos de beleza.
Oratória
Para você se dar bem com vendas de produtos de beleza, assim como a venda também de outros produtos, é de fundamental importância que você tenha uma boa oratória, ou seja, que você fale bem, que através da sua voz você possa passar segurança, confiabilidade, empatia e conhecimento sobre o produto que está oferecendo. O vendedor, para ser bom, precisa, antes de tudo, trabalhar a sua voz, que incluem: tom da voz – não pode ser muito grave, pois assusta e dão a impressão de afronta, de autoritarismo, mas também não pode ser trêmula, pois passa uma ideia de insegurança, de pouco domínio do produto e também de falta de confiança e isso assusta o potencial comprador – a velocidade da voz, a clareza da voz, a segurança e a empatia.
Estas são algumas dicas de como trabalhar a sua voz, pois é através dela que você vai prender ou deixar escapar o seu cliente. E vale lembrar que o tão famoso PODER DE PERSUASÃO, sempre se dá pela sua voz, da forma como a usa e dor argumentos que você usa com a maciez da sua voz para conquistar o esperado comprador/cliente.
Conhecimento do Produto
Se inicialmente falamos da moderação adequada do tom de voz e do poder de persuasão, agora vamos um pouco mais longe: para que você adquiria esses dois últimos com muita categoria e segurança, você só o fará se o seu conhecimento para o produto proposto estiver na ponta da língua. Nós só conseguimos nos destacar como vendedores, quando conhecemos bem o produto que estamos vendendo, se a cor favorece a determinado tom de pele, se aquele produto é o que o cliente espera que seja, a ação correta que ele provoca.
Enfim, todas as informações, por mais que as julgue como dispensáveis, são totalmente indispensáveis na hora de fazer uma boa venda. E se você domina as características dos produtos, terá segurança na hora de falar e persuadir o seu cliente.
Empatia
É muito desagradável quando entramos num lugar para comprar alguma coisa e somos mal atendidos, não é verdade? Certamente este vendedor está ali por que se sente indisposto, acomodado e não vai a busca do que realmente lhe faz feliz. Como falamos, ser vendedor não é uma atividade que se exerce porque o mercado está saturado e a única coisa que restou é a área de vendas. Para ser vendedor é imprescindível que você ponha-se no lugar do outro, que seja empático e que você trate o seu cliente como você gosta de ser tratado quando está na posição de cliente.
Então não bastar ter um bom poder de convencimento, uma boa oratória, se você não é empático e não presta atenção ao cliente.
A Venda
Uma tática que tem dado muito certo nas vendas de produtos de beleza é a reunião realizada com amigas, vizinhas, num determinado condomínio, no trabalho, enfim, são aquelas reuniões quando você reúne pessoas em potencial para fazer a demonstração dos produtos. E por que essa tática tem dado certo?
Já ouvimos falar que a melhor propaganda que existe é o boca a boca. E é verdade. Se você vende produtos de beleza no seu trabalho, fez uma boa venda, o produto é de qualidade, eu vou falar para minha irmã, para minha mãe, para minhas amigas e para as minhas colegas de trabalho que gostei dos produtos e, principalmente, do bom atendimento. Intuída pelas boas informações, as clientes vão se multiplicando, pois uma vai trazendo a outra e logo a sua carta de clientes está bem intensa.
O segredo do boca a boca é bom atendimento. Lembre-se sempre: o segredo da boa venda é o bom atendimento. Se você desenvolve todas as habilidades já citadas, ótimo! Pois o bom atendimento é o que te leva a fidelizar os clientes já existentes e a conquistar novos clientes.
O universo dos cosméticos tem crescido a olhos vistos de forma muito aceleradas. Os padrões de beleza adotados relas redes midiáticas exigem que cada dia mais estejamos mais belos, mais bem arrumados, mais bem enfeitados e cada dia mais jovens. E há uma variedade muito grande de produtos e marcas e uma liga de bilhões de vendedores. Se você não tiver essas habilidades desenvolvidas, não adianta tentar vender produtos de beleza, pois certamente terá alguém que tenha um atendimento de excelência e mais capacitado para atrair esses clientes.
E uma última dica e talvez uma das mais importantes: A sua Aparência! Não dá para vender produtos de beleza com uma aparência ruim. Infelizmente – ou felizmente – nós somos o nosso cartão de visitas e querendo ou não, vivemos num mundo totalmente visível e a aparência conta, e muito. Então, manter a sua aparência leve, limpa e bem cuidada é essencial. Evite roupas muito decotadas, unhas muito colorida e maquiagem muito carregada. Lembre-se que o foco será o cliente e é ele quem deverá chamar a atenção, você, enquanto vendedora deverá ser o mais neutra possível, todavia muito bem cuidada e arrumada, mas com tons mais clássicos!