Desrespeito as Leis do Consumidor

Pesquisas

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que fez uma pesquisa, entre os dez maiores bancos brasileiros, em quase a metade deles foi constatado um claro desrespeito as leis do consumidor, não cumprem com as exigências do Código de Defesa do Consumidor. Durante a pesquisa que durou nada menos do que um ano, os pesquisadores abriram contas nesses bancos e fizeram movimentações consideradas como básicas com o objetivo especifico de observarem para ver se os bancos cumpriam com tudo o que manda a legislação. A pesquisa foi feita nas seguintes instituições bancárias: Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Itaú, Caixa Econômica Federal, Real, Nossa Caixa, HSBC e Santander sendo que três pontos foram o alvo principal das pesquisas e são: as práticas bancárias comuns como entregas de contratos e cobrança de tarifas, análise dos contratos quando da abertura de novas contas e avaliação de contratos no momento em que o crédito é concedido.

Desrespeito as Leis do Consumidor

Desempenho

Os bancos tiveram um desempenho na ordem de 55% o que mostra à grande distancia existente entre o que é dito na hora de atrair clientes e o que acontece realmente na prática. A pura verdade é que de acordo com o resultado dessa pesquisa aos bancos forçam os clientes com produtos que não são solicitados, cobram tarifas sem antes pedir a autorização do correntista sendo que estas são apenas duas das praticas proibidas por serem abusivas, mas que, entretanto são praticadas pelas instituições bancárias com naturalidade como se isso fosse permitido. De acordo com o IDEC dos 16 itens analisados, Banco Real e Santander não cumpriram 10, Banco do Brasil, Nossa Caixa e Unibanco deixaram de cumprir 8, já o HSBC e o Banrisul falharam em seis e por ultimo veio o Itaú, o Bradesco e a Caixa Econômica Federal cujo resultado não foi satisfatório em 5 itens. O resultado da pesquisa foi enviado pelo IDEC aos bancos e obteve destes, resposta para diversos dos quesitos que tiveram resultado negativo.

Código

Irregularidades

A maioria dos clientes sequer se dá conta das irregularidades cometidas pelos bancos, pois não recebem nada dizendo das taxas e serviços que serão cobrados nem dos serviços que o banco é obrigado a prestar sem pagamento em contrapartida, a maioria desconhece até mesmo seus direitos e não sabe em que pontos teriam a proteção do Código de Defesa do Consumidor. Cobrança de taxas indevidas, fornecimento de cartões de crédito que chegam a sua residência sem a devida solicitação, venda casada de produtos especialmente quando você se encontra em dificuldades e não sabendo como pagar as dividas apela para os bancos em busca de um empréstimo. No final o que acontece é que além de pagar altos juros você ainda acaba comprando produtos que não são de seu interesse para conseguir o que deseja. Praticas condenáveis como estas devem ser denunciadas pelos para que estes abusos deixem de ser rotina para os bancos.

Direito

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *