Previsão de Demanda
Realizar a previsão de uma demanda não é algo trivial, porém, pode trazer muitos benefícios e vantagens para pessoas que conseguem fazê-la de modo adequado, colocando a pessoa ou empresa um passo a frente dos seus concorrentes, já que o mundo tem tomado uma dinâmica inovadora, sendo refletida principalmente no alto desenvolvimento tecnológico, que gera muitas facilidades, mas ainda assim, muitos desafios também. Um desses desafios é entender o principal motivador das coisas que acontecem em uma cadeia de suprimentos, que no caso, é a demanda.
De modo geral, a previsão de demanda é um processo onde as empresas devem estimar suas demandas futuras, por meio de coletas de dados e de análises e opiniões de especialistas.
É importante ter em mente que mesmo que a previsão de demanda seja algo muito importante, ela é uma estimativa do futuro, e por isso, sempre contará com erros. Desse modo, é necessário que se fique atento ao nível de incerteza daquela previsão, sempre se perguntando “quão errado se pode estar?”
Para se ter uma previsão mais precisa, é importante fazê-la de modo mais agregado, ou seja, fazer uma previsão de um segmento de produtos como um todo. Assim, ela será mais assertiva do que caso seja feita uma previsão individual de cada produto do segmento. Outro fator que torna a previsão mais confiável, é fazê-la de modo que o horizonte de futuro seja menor. Dessa forma, caso seja feita uma previsão para doze meses no futuro, no primeiro mês já é mais fácil conseguir uma previsão mais assertiva do segundo, e assim vai indo.
Para se conseguir lidar com o erro de maneira tranquila, primeiro é necessário entender o que ele representa. De forma simples, o erro é basicamente a diferença entre o que foi previsto e o que de fato aconteceu. Por exemplo, se a venda estimada de determinado produto foi de cem e a real de noventa, o erro foi de dez produtos.
Para diminuir esses erros, é necessário que o mensure e acompanhe a evolução das previsões com o passar do tempo, buscando as possíveis causas dos erros e as melhorias para essas situações.
Métodos de Previsão De Demanda
Um dos modos de garantir o sucesso de uma empresa é mensurando as vendas, conforme foi dito acima. Para isso existem análises qualitativas e quantitativas , que são chamados de métodos de previsão da demanda.
Existe o método de médias móveis, que tem como base um determinado período de tempo, como meses por exemplo. Assim, são avaliadas a demanda neles, para que se preveja as próximas.
O método de suavização exponencial simples, as equações recebem um certo valor no qual a constante de suavização é correspondente. Além disso, também são conferidos pesos para as demandas de períodos anteriores, de modo que as mais recentes tenham influência maior do que as dos meses mais antigos.
O método sazonal multiplicativo é mais indicado quando se percebe alguns fatores, como a variação sazonal e também que a diferença entre o menor e maior valor (amplitude) são cada vez maiores, conforme o tempo passa. Nesse método também é executado aplicação de valores nas equações e são necessários pelo menos dois períodos de tempo fechados, sendo eles meses, bimestres, semestres, estações, etc.
Já o método linear – que é o foco desse artigo – também é conhecido como regressão linear e análise de correlações e ele corresponde a um método casual, onde é aplicada uma equação linear do modelo tradicional y = ax + b para que a demanda seja estimada. Nesse caso, y é uma variável dependente e x independente, resultando assim em um gráfico em forma de reta.