Crescimento de Indústrias é Maior

Se antes da crise econômica mundial a indústria já tinha seu desempenho monitorado pelos órgãos competentes depois dessa crise que arrasou muitas economias, esse monitoramento passou a ser feito ainda mais de perto, especialmente em países que fora m mais severamente atingidos e que hoje ainda vem sofrendo graves conseqüências dessa crise sem que tenham conseguido se recuperar totalmente.

Produção do setor manufatureiro

Na zona do euro o setor de manufatura teve em outubro um crescimento bem mais acelerado do que nos últimos três meses anteriores com a Irlanda e a Espanha apresentando uma excelente expansão na atividade. Entretanto esse crescimento não se dá de forma linear em todos os lugares uma vez que na Grécia a atividade se mantém num período não muito bom com a atividade ainda em contração mostrando que o segmento ainda não voltou de maneira total ao ritmo de crescimento antigo.

Zona do Euro

Zona do Euro

Avaliação dos índices

No setor da manufatura da zona do euro do Markit, o índice dos gerentes de compras que serve para que se tenha uma avaliação do desempenho da indústria do setor privado, fez uma pesquisa junto a nada menos do que três mil empresas do setor de manufatura e constatou com isso que o índice havia subido para 54,6 no mês de outubro, saindo em oito meses de seu menor valor que foi no mês de setembro quando registrou 53,7. Só para que se tenha um parâmetro devemos dizer que todas as variações que se situam acima de 50 estarão indicando expansão enquanto que abaixo desse valor a indicação é de contração.

Procura de Emprego na Zona do Euro

Procura de Emprego na Zona do Euro

Expectativas quanto a esse índice

No dia 21 de setembro deste ano foi divulgada uma previa que registrava um índice de 54,1 e os economistas ouvidos a respeito mantinham expectativas de que esses índices se mantivessem inalterados. Entretanto Chris Williamson que é economista chefe da Markit acredita nos números que dão indicações de que o setor manufatureiro se estabeleceu com um condutor bastante importante da recuperação da economia em especial na zona do euro crescimento da indústria é maior. A verdade é que as exportações vêm alimentando o crescimento no começo deste, que é o quarto trimestre do ano.

Crescimento na Zona do Euro

Crescimento na Zona do Euro

Outros índices

Em outros lugares como a Irlanda esse índice dos gerentes de compras da atividade manufatureira passou dos 48,4 medidos no mês de setembro para 50,9 no decorrer do mês de outubro. Uma alta que é considerada significativa dentro de um cenário que ainda não é dos melhores em muitas partes do mundo. A Espanha passou de 49,6 em setembro para 51,2 em outubro. Mas o melhor registro da zona do euro aconteceu novamente na Alemanha, onde passou dos 55,1 registrados no mês de setembro para 56,6 no mês de outubro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *