Compra de Gás da Bolívia

Parece que mesmo diante da auto-suficiência de gás que o Brasil atingirá devido à produção resultante do pré-sal, numa política de boa vizinhança, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende continuar com a compra de gás da Bolívia. Na inauguração do novo gasoduto que liga Macaé com a refinaria de Duque de Caxias no Rio de Janeiro, o presidente se pronunciou sobre o assunto deixando bastante claro que os países mais desenvolvidos têm como obrigação ajudar os mais pobres. Como na America Latina o Brasil é a maior economia, não pode deixar de prestar ajuda a seus mais próximos vizinhos e este é o caso da Bolívia que segundo o presidente, por ser um país pobre precisa de toda a ajuda que podemos dar e isso inclui a compra de gás. Durante o discurso feito na inauguração do gasoduto, Lula reafirmou ser esta uma política de solidariedade que o Brasil vai manter.

Noticias

Antiga Briga

No discurso, o presidente brasileiro lembrou ainda a antiga briga com a Bolívia quando da nacionalização de todo o setor de petróleo, medida tomada pelo presidente Evo Morales. Segundo Lula essas brigas não podem continuar e manter a compra de gás oriundo daquele país é o papel de grandes países como o Brasil que tendo encontrado o equilíbrio econômico se encontra numa posição favorável e não deve se furtar ao papel de ajudar os países pobres que tem a grande preocupação de estar constantemente cuidando da saúde financeira  e lutando para alcançar um desenvolvimento maior.

Economia

Aumento do Consumo

Mesmo com o aumento de consumo motivado pela retomada das atividades na economia e pelo verão, não há segundo a ministra Dilma Rousseff perigo de desabastecimento uma vez que não existe o risco de que haja escassez de gás no país. Anunciou ainda para este ano o lançamento do (PAC 2) ou seja, o novo Programa de Aceleração do Crescimento 2, cujo objetivo é a ampliação da rede de gasodutos brasileiros. Num momento em que investir pode ser o diferencial para o sucesso, o Brasil não perde tempo, com a crise debelada, as empresas recuperadas, se volta para os grandes investimentos. Somente em janeiro o consumo de gás aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

Compra de Gás da Bolívia

Novas Inaugurações

Até março a expectativa é de que o Gasene que vai ligar a malha do Sudeste com o Nordeste seja inaugurado também. Cada vez mais o Brasil caminha para a auto-suficiência em diferentes setores e com isso aumenta confiança de brasileiro na economia que se torna mais forte na medida em que passa a não mais depender de outros países para o abastecimento de produtos que são indispensáveis para o desenvolvimento, como é o caso do gás.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *