O Que São E Como Funcionam as Opções Binárias?
As operações binárias são basicamente operações que tem como base o aumento ou a queda de preços em um determinado período de tempo. Essa operação pode ter foco tanto em ações internacionais, fazendo uma espécie de comparação entre pares de moedas, ou ainda ter o foco em commodities, em índices bolsistas, entre outros. De maneira geral é necessário que se opere em dois sentidos: para cima, caso se suspeite que o preço sobe e para baixo, caso se suspeite que o preço desce, e é exatamente por esse motivo que essas opções também podem ser conhecidas como operações binárias.
Nas operações binárias, uma opção financeira é descrita por um pagamento fixo ou por um valor nulo, onde os dois principais tipos de operações binárias são: opção binária ativo ou nada e opção binária dinheiro ou nada, sendo que o primeiro caso paga o valor subjacente ao ativo e o segundo caso se paga o valor fixo de dinheiro caso a opção expire no que se chama de in the money. Outros nomes possíveis para serem dados a esse tipo de opções é “opções tudo ou nada”, “opções de retorno fixo – FROs” ou ainda “opções digitais”, seno essa mais utilizada nos mercados que lidam com taxas de juros do exterior.
Ainda que tudo pareça muito moderno, as opções são atividades muito antigas, onde o primeiro especulador foi o famoso astrônomo e filósofo Thales, da Grécia. Foi dito por Aristóteles que Thales conseguia prever no inverno, se haveria ou não uma boa colheita de azeitonas no próximo ano, somente utilizando os conhecimentos relacionados a observação das estrelas e isso fazia com que ele armazenasse olivas caso fosse necessário e ainda assim conseguia ganhar dinheiro.
Um dos principais formatos de opções binárias são aqueles chamados dinheiro ou nada, que são os mais usados e mais simples e compreensíveis, que consistem basicamente na aposta do crescimento ou na diminuição do valor do ativo, não interessando muito qual é realmente o valor final, mas sim, somente se o valor se encontrou acima ou abaixo do que se apostou inicialmente. Caso a aposta tenha sido correta, a média ganha gira em torno de setenta e oitenta e cinco por cento. Já no caso da aposta errônea, a perca é de 100% do valor que foi apostado. Assim sendo, caso o investidor consiga descobrir uma estratégia que faz com que mais de 65% das apostas sejam certeiras e assim o lucro existirá.
Outro formato de opção binária é a de ativos ou nada, e essa é sim uma boa opção, porém, faz com que seja necessário que o apostador possua um considerável conhecimento a respeito dos mercados financeiros, ou minimamente que se entenda um pouco sobre os valores dos ativos e suas ultimas flutuações. E diferentemente do formato dinheiro ou nada, o pagamento nesse caso diz respeito exatamente ao valor do ativo propriamente dito, e não somente uma estimativa de aumento ou queda dos preços.
O formato One Touch é aquela que se finaliza no momento em que o ativo atinge um valor pré determinado, e nesse caso, as maiores dificuldades estão relacionados ao preço que se deseja que esse ativo chegue, que deve ser compatível com o tempo de duração da operação, ou seja, são dois importantes fatores a serem considerados. Em contradição a esse formato, existe também o No Tocuh, que faz com que se torne necessário que se evite que o preço chegue a um limite pré determinado dentro do limite de duração da operação.
Por fim, existe o formato de opções binárias chamado de sessenta segundos, que como o próprio nome já sugere, são as operações mais rápidas e que acontecem em um curto intervalo de tempo, podendo variar entre trinta segundos até no máximo cinco minutos, sendo o mais comum realmente as operações de um minuto, por isso o nome dado.
Como essas operações binárias funcionam basicamente contando com o papel de averiguar os preços dos ativos, é natural que elas estejam totalmente propensas a sofrerem fraudes e por isso alguns reguladores acabam as entendendo como um jogo de azar e assim, muitas empresas acabam também sendo expostas como golpistas e fraudulentas. Isso pode ser tornar tão sério que atualmente existem até mesmo ações binárias sendo investigadas nos Estados Unidos da América pelo próprio FBI – um importante departamento de investigação do país. Existem inclusive estimativas que apontam que os golpistas tenham conseguido movimentar aproximadamente dez bilhões de dólares em um único ano ao redor de todo o mundo.
Os golpes de operações binárias são realizadas geralmente utilizando o nome de pessoas respeitáveis e famosas, tendo o objetivo de encorajar as pessoas a aderirem a esse investimento falso, entre vários outros meios de fazer com que tudo pareça o mais confiável possível e infelizmente fazendo com que muitas pessoas acabem caindo nesse golpe.
Outra maneira que faz com que as operações binárias passem por ser confundidas com um jogo de azar é quando o pagamento negativo se acumula e dessa forma, as corretoras passam a ter uma grande vantagem em cima do investidor, ainda que a divulgação das mesmas seja sempre como a de uma instituição que quer pouco lucro, para auxiliar em toda a movimentação. Além disso, existem estudiosos que apontam que as operações podem se tornar viciantes com o tempo, o que também é bastante característico dos jogos de azar.
Ainda que existam esses tipos de fraudes, geralmente as operações são regulamentadas somente pelas bolsas em que se localizam, ou seja, não existe um regulamento tão presente e firme nesse sentido, o que faz que possam haver manipulações dos dados de valores antigos e outras coisas do tipo que fazem com que os clientes acabem sempre se saindo prejudicados nesse ramo. Porém, conforme os anos estão passando, as corretoras estão vendo a necessidade do aumento ou até mesmo da criação de alguma regulamentação, para que seja dado o mínimo de respaldo, tanto para o cliente, quanto para as próprias corretoras, evitando assim essa mancha na imagem das operações binárias e aumentando o seu sucesso de forma correta e sua confiabilidade.