Capitalização da Petrobrás

Com o objetivo focado no financiamento de investimentos, a Petrobras busca se concentrar na capitalização para fazer frente ao novo desafio de explorar o pré-sal. Acontece que no decorrer dos primeiros seis meses deste ano a empresa petrolífera não quer emitir dividas e de acordo com Almir Barbassa que é o diretor financeiro da empresa, é por isso que a capitalização da Petrobrás vem sendo feita por intermédio dos mercados de ações. Num momento em que o objetivo principal da empresa de petróleo é auxiliar no desenvolvimento das reservas do petróleo no pré-sal, os gastos de capital assumiram valores bem diferentes e podem até 2014 ficar na ordem de US$ 220 bilhões e para arcar com estes gastos a Petrobrás contratou empréstimos junto a mercados de bônus e também de agencias estatais.

Celulose

Transação

Após um encontro com investidores em Nova York, Barbassa disse à imprensa que os primeiros seis meses de 2010 foram reservados para acertos e transações com o governo, transações estas que garantiram que boa parte dos investimentos da petroleira deverá contar com financiamento de um plano de capitalização feito com o governo e que dará a este, ações em troca dos direitos sobre novos campos de petróleo. Os títulos públicos que o governo deverá usar para pagar as ações serão devolvidos pela empresa como troca nas reservas do pré-sal ainda não licitadas. Na verdade o financiamento para Petrobrás está garantido, tanto que não é idéia recorrer aos mercados nesse primeiro momento em vista de estar numa situação muito confortável. Com os empréstimos que já conseguiu levantar, a empresa está financiada em seus novos projetos de desenvolvimento da região do pré-sal.

Aracruz

Aprovação do Congresso

Com tudo já bastante adiantado para cumprir com as metas estipuladas, a Petrobras agora somente espera que o plano de capitalização possa ser aprovado no Congresso até o mês de maio deste ano para que até o mês de julho venha terminar com a operação, datas estas que deverão ser respeitadas especialmente em função das eleições presidenciais no Brasil. A Câmara dos Deputados já aprovou o plano e capitalização da Petrobrás, faltando agora ser aprovado também pelo Senado Federal.

Capitalização da Petrobrás

Brigas

Apesar de toda a briga entre os municípios brasileiros envolvendo o pré-sal, não há qualquer disputa com a Petrobrás e vale lembrar que a empresa conta como certa a aprovação deste plano tanto que não tem plano alternativo. Caso as expectativas sejam frustradas, o plano não tenha a aprovação do Congresso Nacional, Alexandre Quintão que é gerente de Relações com Investidores da Empresa diz que a petroleira pode lançar mão da emissão de ações preferenciais, ou então se submeter à redução dos investimentos já previstos para serem feitos até 2014, o que se espera não aconteça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *