Agricultura Especulativa no Brasil: Vantagens e Desvantagens

Em termos práticos a agricultura especulativa se concentra nas formas de produção agrícola que serve de forma exclusiva a ofertar ao mercado internacional com exportações e por consequência gerar lucros aos produtos. Dentro do meio podem existir os contratos futuros nos quais compradores e investidores entram em acordo para entregar determinada quantia em troca de certo número de produção. Esses títulos podem ser vendidos no mercado de ações, desde que não tenha sido expirada a data de vencimento no qual ambos devem cumprir com o compromisso.

Brasil: País da Agricultura Especulativa

Brasil representa país no qual parte importante do PIB, ciclo da economia e geração de emprego se concentra na agricultura especulativa. Por causa da potência que existe na terra e clima a nação cresce com o trabalho administrado por transnacionais e empresas de grande porte que trabalham de forma exclusiva na produção da agricultura que objetiva satisfazer os anseios existentes no mercado externo.

Efeitos da Globalização: Agricultura Especulativa

Se na época da colonização o país surgiu como fonte de riquezas para matar a fome do povo Europeu, nos dias de hoje os alimentos produzidos em terras nacionais tem importância fundamental no mercado de alimentos mundial. Não se pode ignorar o fato de que por causa do trabalho dos grandes empreendimentos existe um boom à queda dos pequenos produtores que não conseguem se adequar à concorrência e por consequência quebra, tendo que investir em outros setores, como a pecuária, por exemplo, ou sendo obrigados a mudar a forma de vida ao migrar aos grandes centros metropolitanos em busca de emprego formal ou informal para a própria existência. 

Existem pequenos agricultores que por causa da pressão das grandes multinacionais que monopolizam o mercado optam por investir na pecuária, mercado que nunca está em baixa. Por consequência são geradas grandes queimadas nas extensões de terra que exterminam a cobertura vegetal e ainda prejudicam a vida dos animais que quando não são queimados precisam procurar novos habitats depois de morar no local há longas gerações.

Também existem os pequenos agricultores que não pensam duas vezes em vender as propriedades às grandes multinacionais e por consequência seguirem para as cidades, provocando o aumento do êxodo rural.  Uma saída aos pequenos agricultores está na produção de alimentos orgânicos que possuem preços altos no mercado, mas não têm grande durabilidade em termos de validade, ou mesmo apoio concreto do governo no sentido de conceder crédito rural.

Principais Agriculturas Especulativas no Brasil e Transnacionais

Empresas transnacionais estão em alta no Brasil e trabalham com segmentos específicos de acordo com as principais demandas que existe no mundo em termos de agricultura. A cultura as soja merece o destaque e está presente em diversas regiões do Brasil, representa commoditie com preço alto em termos de mercado, o que faz aumentar a produção e o interesse por produzir entre as empresas de grande porte especialistas em produção agrícola especulativa.

Cana-de-açúcar representa tipo de agricultura especulativa que faz sucesso em terras nacionais, em principal por causa do etanol e em consequência da produção de bebidas alcoólicas. Outro destaque fica por conta do eucalipto que conforme a legislação ambiental vigente precisa ter manejo adequado para a retirada da madeira no sentido de compor o fabrico de móveis.  

Com a tecnologia dos dias atuais a indústria de transnacionais consegue aproveitar a casa da árvore para aumentar produção de etanol. De acordo com críticos o poder público precisa avaliar com maior qualidade as questões econômicas e o esquema de manejo nas plantações consorciadas e puras.

Outro tipo de produto que faz parte da linha especulativa em termos de agricultura brasileira se encontra no carvalho, de forma principal para a produção da celulose, matéria-prima básica para fabricar papel. Região Sul e Sudeste do Brasil estão no topo da lista entre os maiores exportadores do mundo. A notícia seria positiva não fosse o fato de espécies terem raízes longas, conhecidas por absorver grande parte dos lençóis freáticos, o que além de não permitir o cultivo de novas culturas agrícolas também acelera o processo de desertificação do solo. 

Agricultura Especulativa e Bolsas do Mundo

Ao levar em conta que a agricultura especulativa representa principal tipo de commodity nacional vale ressaltar o fato de que as Bolsas de Valores do mundo apostam na especulação financeira e por consequência injetam dinheiro e investimentos nas empresas multinacionais que crescem o poder de capital e aumentam a possibilidade de monopolizar o sistema produtivo.

Contestação: Agricultura Especulativa

Em termos práticos dentro do Brasil existem movimentos que são contrários à presença das transnacionais e acusam efeitos devastadores por causa da globalização de agricultura especulativa, fato que para o governo representa um problema ao levar em conta que poder público aposta nos investimentos internacionais para a entrada de moeda estrangeira no sentido de ajudar a fechar o balanço de pagamento de forma positiva e não fazer a economia quebrar.

O MST representa um dos grupos que criticam de modo constante o esquema da agricultura especulativa que na prática enriquece apenas a elite nacional e internacional, freado o ritmo da concorrência e danificando modos de vida dos pequenos agricultores que precisam vender a terra por não conseguirem lucro no mercado globalizado.

Para o Movimento Sem Terra a tese de que os alimentos orgânicos servem como alternativa aos pequenos agricultores representa utopia criada por poder público no sentido apenas de atrair consumidores ou fazer as grandes marcas crescerem, sem a preocupação efetiva quanto aos pequenos agricultores. 

Dois Lados da Moeda: Agricultura Especulativa

Não se pode ignorar o fato que entre os principais problemas que se relacionam com agricultura especulativa vale o destaque para a própria especulação que aumenta e diminuir os preços dos alimentos, prejudicando o orçamento dos pequenos agricultores no momento da colheita ou quando acontecem secas. A especulação representa ponto singular que aumenta a desigualdade social entre o povo brasileiro.

No contrapeso existe a importância no sentido de a evolução tecnológica promover a modernização dos produtos e aumentar o nível de produção no sentido de alimentar um mundo que ainda possuem problemática por causa da fome. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *