Administrando Instituições

É possível afirmar que a administração dos recursos é o fator principal para a estabilidade e progresso de qualquer instituição. Atualmente, a grande concorrência entre empresas de um mesmo setor exige uma maior eficiência na gestão. Uma administração inteligente e bem planejada reduz a necessidade de utilização de recursos externos e capital de giro, gerando aumento dos lucros e redução de despesas.

Capital De Giro e Utilização

O capital de giro tem relação direta com os custos operacionais das instiuições. É um recurso utilizado para a cobertura de despesas, movimentações financeiras ou cobertura de estoques, por exemplo. Se não há esse recurso, a empresa precisará recorrer a empréstimos bancários, fornecedores ou terceiros, o que implicará no pagamento de juros e na diminuição direta da lucratividade.

A Importância Do Fluxo De Caixa

Uma empresa deve ter total controle do volume de entrada e saída de capital. O fluxo de caixa deve contemplar as despesas e investimentos, previsão de receitas, bem como as datas de todas operações. Esse estudo permite utilizar com maior segurança o capital de giro, e antecipar-se a possíveis períodos de riscos futuros.

O fluxo de caixa é um fator de atenção contínua nas instituições, pois os custos financeiros podem comprometer grande parte da receita operacional.

Essa preocupação não deve ser exclusiva das empresas de grande porte. Instituições filantrópicas, religiosas, industriais ou privadas também precisam de um gerenciamento adequado do fluxo de caixa para  atingir qualquer objetivo em determinado prazo de tempo, fator que também possibilita uma maior consciência das obrigações, investimentos, importâncias monetárias, ou novos objetivos que possam almejar. 

A Implementação

Muitas empresas, principalmente no início, não se atentam para a questão da admnistração rigorosa dos seus recursos. Isso é decorrente de muitos fatores. O excesso de confiança nos seus produtos ou serviços, a falta de um planejamento adequado, ou o amadorismo acabam por gerar um menosprezo perante o setor da administração dos recursos.

Algumas empresas, impulsionadas pelos saldos positivos no início da atuação, também passam a não investir em profissionais de qualidade para a admnistração das finanças. Por vezes, quando se dão conta disso, acabam perdendo muito tempo e capital. Quanto maior for o crescimento da empresa, maior é a necessidade da correta administração dos recursos, pois sempre aumentam os volumes de operações, de pessoal interno e responsabilidades.

Independente do tamanho da empresa é fundamental a comunicação entre os diversos departamentos. Todos os possíveis problemas ou demandas de cada setor devem estar alinhados com o departamento das finanças. Dessa forma, evita-se a utilização de recursos inadequados ou qualquer aprimoramento desnecessário, passando a otimizar os investimentos em qualquer setor. Em linhas gerais, o profundo conhecimento das movimentações financeiras, obrigações, pessoal interno e equipamentos/estoque, permite um crescimento adequado e sustentável para qualquer instituição. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *