Quero compartilhar com vocês três grandes formas de duplicar – até mesmo triplicar a quantidade de referências que você começa a partir de seus clientes neste mês. A razão que eu sei como funciona é que todo mundo que os usaram não conseguiram apenas algumas referências regulares – mas as referências de segunda geração (um cliente que se refere ao outro, que refere outro e assim por diante).
Basta Perguntar
Há uma estatística que diz que 20% dos seus clientes sempre se falam e 20% não se falam, e os restantes 60% passam referência – se alguém lhe perguntar. Isso significa que se você perguntar a seus clientes por referências – 80% deles vai lhe dar referências de algum negócio que conhecem e tem confiança!
O que você Poderia Fazer com Referências 80% Mais?
Eu sei que pedir é uma coisa que nos deixa desconfortável, mas se nós não pedirmos, estamos perdendo muito mais clientes pagantes – e um monte de lucro para os nossos negócios. Peça aos seus clientes todos os meses por referências – e acompanhar as referências que lhe dão. Você pode dizer, “Fulano, você poderia pensar em uma ou duas pessoas que você acha que pode realmente se beneficiar dos serviços ou produtos que eu ofereço?” Ou se você enviar um e-mail, você pode dizer: “O senhor me faria um favor de compartilhar este e-mail com alguém que você acha que vai se beneficiar de usar essa informação, agora?”
Plante Sementes de Referência
Às vezes, nossos clientes podem estar tão ocupados – que pode não ter passado pela sua mente que gostaríamos de referências. Por que não estimulá-lo de passagem, e plantar a semente em sua mente? Você pode dizer algo como: “Se você se deparar com alguém que pudesse se beneficiar dos nossos serviços e produtos, você iria me indicar? ”
Agora que a semente está plantada, os clietes serão mais propensos a pensar em alguém que poderia usar seu produto ou serviço. O poder da sugestão é muito eficaz. Plante sementes de referência, colocando-as na mente do seu cliente para que você possa entrar no mercado através de referências.
Seja Recomendável
Embora todos nós sabemos disso, tenha condições de agradar para conseguir recomendações. Especialmente na economia de hoje, onde precisamos fornecer a satisfação do cliente de maneira excelente – os nossos clientes não podem ajudar, mas podem falar sobre nós.
Em outras palavras, não é suficiente atender as expectativas dos nossos clientes – precisamos superá-las o tempo todo. Não é suficiente atender às necessidades dos nossos clientes, precisamos descobrir os seus desejos e satisfazer os demais. E o meu favorito … não é suficiente cuidar de nossos clientes quando eles pedem, mas precisamos de antecipar as suas necessidades antes mesmo que venham nos perguntar!