O “Public Eye Awards”, conhecido como prêmio nobre da vergonha corporativa, foi criado por ONGs, tais como GREENPACE no ano de 2000, ele “premia” as piores empresas do mundo.
A empresa mineradora Vale se encontra nos dias atuais com setenta anos, durante essas sete décadas, o que a empresa mais conseguiu foi “sujar” seu nome. As maiores reclamações contra ela estão ligadas:
- Às violações dos direitos humanos,
- Pilhagem de patrimônio publico,
- Condições extremas de trabalho, chegando a serem desumanas,
- Uso exploratório de recursos naturais,
- Deslocamento forçado dos moradores de Moçambique,
- No caso da Nova Caledônia a Vale causou danos ambientais aos povos indígenas,
- Graves problemas para a saúde,
- Esta sendo acusada de despejar 114 milhões de litros de efluentes nos oceanos,
- Esta no momento passando por mais de 100 processos isso sem contar as mais de 150 investigações de crimes,
- Para completar a Vale é sozinha responsável por 4% de todo o gás carbônico que é emitido pelo Brasil.
Por esses problemas citados acima e mais alguns, a Vale foi a primeira empresa brasileira premiada com o título de pior empresa do mundo, o que é uma vergonha. Ficando na frente até mesmo de empresas responsáveis por usinas nucleares.
Mesmo sendo uma vergonha para nosso país ter a pior empresa do mundo, muitas pessoas comemoraram o fato de a Vale estar nessa posição, pessoas estas que sofreram diretamente por causa da Vale, uns desalojados, outros que perderam terras, sofreram de perseguição política, perderam o emprego. Segundo eles, agora existe a chance de mostrar realmente o tipo de empresa que é a Vale e aumentaram suas chances de lutar pelos direitos.
A primeira ação da Vale, antes de ser classificada como a pior do mundo, ainda quando estava apenas entre as finalistas, foi não se pronunciar, mas agora, após receber o titulo, como forma de resposta vai a falar que em 2012 tem a pretensão de investir US$1648 bilhões de dólares, esses investimentos serão, segundo a própria Vale, divididos da seguinte maneira: a grande maioria do dinheiro irá para o serviço de proteção e conservação ambiental e uma minoria para (aproximadamente US$300 milhões de dólares) programas sociais.
Como nos dias atuais a humanidade parou para refletir sobre o desenvolvimento sustentável e a não agressão do meio ambiente, esse foi um prêmio que acabou por piorar ainda mais a reputação da empresa, que já estava ruim apenas por falar que polui o meio ambiente e usa condições severas de trabalho, mas isso não chegava aos ouvidos de todos. Agora, com uma explosão como essa de ganhar mundialmente como a pior empresa, medidas tem que ser tomadas e é necessário que isso mude, esperamos todos uma conscientização da Vale e que cumpra suas promessas e deveres com a justiça.