Depois de um mês de dezembro com vendas em alta chegando a bater um recorde histórico, os negócios de carros e comerciais leves começaram o novo ano com uma forte queda, estando esta em torno de 36,3% na comparação com o mês anterior. A informação de que houve queda nas vendas de carros e comerciais leves, foi dada neste final de mês por fontes do setor automobilístico brasileiro.
Registro de Licenciamentos
Os registros de licenciamentos que são uma boa base para se saber como anda o comercio de veículos novos no país, neste primeiro mês do ano contabilizou 230.285 unidades licenciadas contra 361.230 unidades comercializadas no mês de dezembro do ano passado. Se, entretanto compararmos esses números com o mês de janeiro de 2010 verá que o setor registrou uma alta de 14% neste tipo de vendas.
Normalmente há Registro de Queda nas Vendas
Em comparação com o mês de dezembro, em geral o mês de janeiro sempre registra queda nas vendas de automóveis e comerciais leves. Entretanto de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) o desempenho do mês de janeiro deste ano foi pior do que a media histórica de queda registrada pela entidade que até então foi de 27%.
Na verdade as vendas de janeiro de 2011 também ficaram abaixo da média mensal registrada nos 12 meses do ano passado que foi de 277,5 mil veículos. A mesma fonte in formou ainda que no mês de janeiro que contou 21 dias úteis, a média diária de vendas foi de 10.966 unidades.
Maior número de Licenciamentos
Que houve queda nas vendas de carros e comerciais leves no mês passado já foi levantado pelas pesquisas, entretanto apesar das vendas em baixa no decorrer deste mês em relação ao mês anterior e também frente a media de todo o ano passado, a verdade é que foi registrado também outro dado que é bastante positivo para o setor que é o fato de que para um mês de janeiro, este foi o que maior número de licenciamentos registrou em comparação com o mesmo mês de anos anteriores.
Montadoras Invertem Liderança
Este mês de janeiro foi marcado também pela inversão na liderança das montadoras quanto ao numero de vendas. A Fiat que até então vinha liderando as vendas de carros e comerciais leves se deixou ultrapassar pela Volkswagen que chegou na frente. Na verdade a montadora alemã teve alta de 39,6% na comparação anual e o melhor desempenho num mês de janeiro nos últimos 14 anos tem do efetuado a venda de 54.558 unidades. Nesse período a Fiat vendeu 46.733 unidades com alta de 3,4% em relação a janeiro do ano passado. A General Motors manteve a terceira posição.