Princípios em Economia

De maneira geral o estudo da economia tem seu foco no comportamento humano, na forma como a sociedade produz e troca os bens, como gere a vida material diária em aspectos como alimentação, habitação, vestuário, etc. No modelo de sociedade atual, os estudos se baseiam no sistema capitalista de produção de bens, a interação entre os agentes e as leis que regem o seu funcionamento.

Estudo

O Indivíduo

Podemos dizer que as bases de toda a economia se concentram em escolhas individuais, pois diariamente as pessoas fazem escolhas, tomam decisões sobre consumo e produção de bens, e o resultado destas decisões é que geram os fenômenos da economia. Existem princípios em economia e as escolhas costumam seguir alguns destes princípios.

Escolha

Princípios

1) A necessidade de escolha é proporcional aos recursos, ou seja, estes costumam ser menores do que nossas necessidades, ou podemos dizer ainda que desejamos sempre além de nossas possibilidades, portanto temos de fazer escolhas. Portanto um dos princípios básicos é a escassez de recursos.
2) Ao fazer uma opção abrimos mão de outras, por exemplo, uma viagem ou um carro? Se escolher a viagem me submeto a seguir usando o mesmo carro, e se troco de carro o custo será não viajar para um local desejado. O custo inerente as opções se denomina custo da oportunidade, que é outro princípio da economia.
3) Todos queremos melhorar nossa qualidade de vida, nossa situação, e a tendência para isto é a modificação de decisões com base em incentivos. Portanto os incentivos podem mudar nossas escolhas e consistem em outro principio.

O Sistema

Pessoas desejam adquirir bens que julgam necessários, isto gera estímulo para produtores destes bens, que por sua vez também é consumidor de muitos outros bens. Num sistema de economia capitalista como o nosso, a produção se dá de maneira independente, ou seja, indivíduos e ou empresas produzem os bens desejados em quantidades por eles definidas, sem a necessidade de seguir planos preestabelecidos. A regulação sobre produtos e quantidades é posterior, no momento do contato entre produtores e consumidores. A este processo se dá o nome de economia de mercado ou apenas mercado, um conceito muito discutido.

Mercado

Equilíbrio e Eficiência

Geralmente o mercado tende ao equilíbrio, ou seja, situação na qual nenhum indivíduo poderia estar em situação melhor agindo de maneira diferente. Quanto à eficiência, entenda-se que compreende a idéia de que não se pode melhorar a situação de um indivíduo sem que piore a situação de outro, ou seja, o emprego de recursos se deu da melhor maneira possível. Nem sempre ocorrem o equilíbrio e a eficiência de mercado, pois existem fatores que levam ao desequilíbrio e a ineficiência, e nestas situações é natural que haja intervenção do governo por meio das políticas econômicas, buscando assim a correção das falhas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *