Revelação
Uma recente pesquisa solicitada pela ABRACE (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia), e realizada pela empresa de consultoria ADVISIA, vem nos revelar alguns dados muito desanimadores. As tarifas de energia elétrica cobradas aqui no Brasil são mais elevadas que em países como o Canadá, Noruega, Estados Unidos, México e França, tanto em esfera residencial quanto industrial. Embora esta pesquisa tenha por base dados relativos ao ano de 2007, os especialistas garantem que não houve mudanças substanciais nesta relação até os dias de hoje, jamais ouvimos falar em queda nos preços, nós temos uma conta de energia elétrica das mais caras do mundo. E ainda temos um agravante, aqui em nosso país grande parte do custo está nos encargos que representam nada menos que 50% do preço de nossa energia, incluindo-se aí o agravante de um sistema bastante falho de transmissão, pois se não fosse assim talvez o apagão não nos atingisse com tanta frequência causando sérios prejuízos a todos.
Análise
Os especialistas alertam para o fato de que deveria haver uma relação de equilíbrio entre a qualidade e o preço da energia elétrica. Mas por aqui estamos acostumados a pagar por serviços ineficientes que vêm acrescidos de taxas e encargos abusivos, e mais uma vez a história se repete. As analises apontaram para evidências absurdas na falta de qualidade no fornecimento de energia, como por exemplo, um relatório divulgado em 2009 apontando o ano de 2008 como o pior em interrupções de energia desde 2001, e provavelmente os dados referentes ao ano de 2009 sejam ainda piores, conforme avaliam alguns especialistas. Recentemente foi anunciada a aplicação de multa no valor de R$ 9,5 milhões à Light distribuidora, como penalidade por constantes interrupções no fornecimento de energia durante os dois últimos meses do ano. Em São Paulo existem muitas queixas quanto ao fornecimento de energia elétrica, sendo que regularmente são solicitadas justificativas da Eletropaulo em decorrência dos mesmos problemas da Light.
Porque os Preços Sobem?
Apesar das grandes chuvas que atingem a região de São Paulo, algumas justificativas são de que estaria chovendo muito, porém não no local adequado. E os consumidores têm que aceitar o custo destes problemas? Como admitir que o Brasil tenha uma das tarifas de energia elétrica mais altas do mundo, além disso, aceitar a idéia de que estas tarifas precisam ser corrigidas em decorrência de chuvas em locais errados? Some isso aos frequentes apagões e tente aceitar esta idéia absurda. Vivemos em um país de terceiro mundo onde o povo é vítima de seus próprios governantes, que buscam a solução de todos os problemas onerando o bolso dos menos favorecidos, impondo tarifas, encargos, etc. Vivemos em busca de mais qualidade de vida, mas nos sentimos impotentes como cidadãos. A quem reclamar? Como contestar? Será que adianta seguirmos regras de como obter iluminação com economia diante de situações abusivas como esta? Até quando…?