O Comportamento dos Mercados

Há quem diga que os mercados financeiros das grandes potências mundiais nunca estiveram a beira de um colapso fatal, como na última década.

Para muitos de nós mortais, é difícil entender o que acontece numa pequena província da Ucrânia, por exemplo, pode afetar a economia brasileira ou o que a dívida pública mal gerenciada da Grécia tem o poder de abalar mercados considerados sólidos, até há pouco tempo atrás, como o mercado britânico.

O Comportamento dos Mercados

Mas a explicação é simples. Com o advento da globalização, tida como um verdadeiro milagre econômico anos atrás, tornou-se a grande vilã do cenário mundial, derrubando bolsas de valores, reduzindo taxas de câmbio, arrochando salários, causando demissões em massa em vários países.

Com a economia dos países baseada no consumo externo, ou seja, voltado em sua principal parte para mercados consumidores externos, não fica difícil de entender que qualquer problema estrangeiro, faça diminuir as vendas, causando diminuição da produção, desemprego e, na base do desastre, afetando o dia a dia da população do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *