Mulheres Continuam Ganhando Menos que Homens

As diferenças mais significativas entre homens e mulheres no que se refere ao mercado de trabalho foram apuradas em recente pesquisa salarial e de benefícios feita pela Catho Online, portal de currículos e empregos. Essa pesquisa serviu entre outras coisas para apontar o quanto as mulheres continuam a ser discriminadas no mercado de trabalho, pois mesmo que aparentemente exista igualdade entre os sexos a verdade é que as mulheres mesmo tendo pós-graduação continuam a ganhar menos do que os homens.

Analise das Diferenças Salariais

Mulheres Continuam Ganhando Menos que Homens

Mulheres Continuam Ganhando Menos que Homens

A verdade é que esta falsa igualdade entre homens e mulheres que tanto se apregoa nos dias atuais não passa de conversa fiada e que não resiste a uma pesquisa mais criteriosa. Basta uma analise simples sobre os cargos e salários nos diferentes níveis de hierarquia para se ter a idéia exata de como a coisa acontece na realidade e as mulheres sempre saem em desvantagem uma vez que os homens sempre ganham mais em todos os níveis.

Cargos com as Maiores Diferenças

Cargos

Cargos

Destaca-se primeiro os cargos de gerencia onde eles ganham em média 51,6% a mais do que as mulheres e a seguir vem o nível operacional onde a diferença também é exageradamente grande com os homens ganhando 50,7% a mais do que elas. Em terceiro lugar está o nível técnico onde essa diferença se reduz um pouco mais ainda assim é absurda com 37,5% a mais nos salários de técnicos do sexo masculino desempenhando a mesma função das mulheres.

Qualificação

Pesquisa

Pesquisa

A discrepância salarial se torna ainda mais gritante quando se analisa a escolaridade de homens e mulheres e se vê que elas além de ganharem menos do que eles tem qualificação maior, enquanto 55,3 % dos homens têm graduação e pós-graduação sendo esse número sobe para 63,2% quando se relaciona as mulheres, destas 44,2 % tem graduação e 19,5% delas pós-graduadas, já os homens 38% têm graduação e 17,3% pós-graduação.

A Pesquisa

Essa pesquisa foi feita em maio deste ano entre os dias primeiro e trinta e um em mais de 20.000 empresas sendo que mais de 164 mil pessoas responderam aos questionários. Os dados são referentes a mais de 1.800 cargos em 214 áreas diferentes de atuação profissional. Abrangeu ainda a pesquisa 21 regiões geográficas de nosso país em nada menos do que 48 ramos diferentes de atividade sendo que as empresas foram classificadas pó porte de acordo com sete faixas de faturamento.

Uma pesquisa bastante abrangente e que nos diz de maneira muito clara que as mulheres continuam ganhando menos eu os homens em media 50% para desempenharem um mesmo cargo sendo que elas ainda têm melhor graduação do que eles. É realmente uma discriminação gritante para os dias atuais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *