Médias Móveis no Mercado de Investimentos

Para entrar no mercado é preciso certo conhecimento sobre todo o negócio, como funciona, os principais indicadores, dentre outros. Agora iremos aprender um pouco mais sobre as médias móveis no mercado de ações e como aplicar tudo isto na hora de comprar as suas ações para se dar bem nesta área.

No mercado financeiro, existem muitos indicadores à disposição dos investidores. Esses indicadores servirão para ajudar no momento da tomada de decisão, pois conseguem reduzir as chances de erros na maioria das vezes. Eles mostram a direção do mercado, para onde o preço está caminhando. Porém, é sempre recomendado usar mais de um indicador, para que um confirme o que o outo está indicando. Dois indicadores já são o suficiente, mais que isso só vai causar confusão na sua cabeça e encher a tela do seu gráfico sem necessidade.

Para Que Servem Médias Móveis

Os investidores que usam a análise técnica, em sua maioria, conhecem ou até usam as Médias Móveis durante as suas estratégias para investimentos no day trade. Seja para operar manualmente, para usar os robôs ou simplesmente para só acompanhar o mercado financeiro.

O cruzamento das médias é um dos indicadores mais simples para o uso dos investidores grafistas. E, geralmente, quando eles estão estudando e aprendendo sobre análise técnica e indicadores, o cruzamento das médias móveis é um dos primeiros que eles aprendem, senão o primeiro.

As médias móveis ajudam o investidor não só a interpretar o gráfico, por ser uma técnica simples, mas também a criar estratégias de investimentos.

O uso das médias móveis já data de muito tempo. São usadas para filtrar ruídos que as flutuações de curto prazo podem provocar, para destacar tendências, ou os ciclos de longo prazo, e etc.

Para calcular a média móvel, o mais comum é usar o valor do fechamento de cada um dos períodos. No entanto, não há um limite ou uma regra sobre quando, quanto e como usar o indicador.

Fórmula Para Calcular a Média Móvel

Fórmula Para Calcular a Média Móvel

Quando as médias móveis são usadas para analisar prazos mais longos, é possível que curva apresentada na média consiga um resultado melhor do que o resultado dos candles. Uma vez que torna a visão da tendência do ativo um pouco mais simplificada.

Quando traçamos apenas uma média junto do gráfico de cotações, temos uma visão mais clara da tendência daquele atido e do seu preço.

Tipos de Médias Móveis

Existem vários tipos de médias móveis, cada uma com uma fórmula diferente. Abaixo, listamos dois, que são os mais usados pelos investidores. Acompanhe:

Média Móvel Simples (SMA / MMS): média aritmética comum, em que cada um dos elementos possui o mesmo peso. Segue a fórmula: MMS = a soma dos últimos N valores / N.

Média Móvel Exponencial (EMA / MME): é a média que atribui um peso maior aos dados mais recentes. É uma média que reage mais rápido quando a tendência de um ativo sofre modificação. No entanto, é também uma média que apresenta uma chance maior de apresentar sinais falsos. Fórmula: MME = [Valor Atual – Média Anterior] x [ 2 / ( 1 + Número de Períodos ) ] + a Média Anterior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *