Indicadores para Medir Desequilíbrios Financeiros

Com o objetivo de medir os desequilíbrios financeiros globais os ministros de Finanças do G20, reunidos em Paris, fizeram um acordo para a criação de indicadores para fazer essa medição sendo que no acordo ficou estabelecido que as taxas de cambio fossem levadas em conta.

Resultado Obtido Foi Satisfatório

De acordo com Christine Lagarde que é ministra da Economia e Finanças francesa e que falou em nome da Presidência francesa do G20, todos ficaram satisfeitos com o resultado obtido e que em razão da oposição chinesa foram incluídas as taxas de cambio na referência.

Segundo ainda a ministra francesa, todos devem considerar as políticas econômicas que permitem que se de um crescimento forte e de forma sustentável.

Christine Lagarde

Foram escolhidos como indicadores para medir desequilíbrios financeiros, a dívida e o déficit público por um lado, por outro a economia e o investimento e para finalizar foi escolhida a balança comercial e o saldo dos investimentos em conta corrente.

A ministra acrescentou ainda que no caso da balança comercial e do saldo em investimentos em conta corrente, entre outras, será levada em consideração a política fiscal e monetária e a taxa de cambio

Quem Ganha com Crescimento Equilibrado?

Na verdade se conseguirmos manter um crescimento equilibrado todos saem ganhando com isso, pois com a situação que temos hoje a certeza é que estamos todos, sujeitos a ter de enfrentar uma nova crise econômica mundial.

Ganhos

Só essa possibilidade já é mais do que suficiente para justificar a criação destes indicadores que vão nos ajudar a medir os desequilíbrios financeiros e com isso possibilitar a tomada de medidas saneadoras com antecedência sempre que estas se fizerem necessárias.

Acordo não Estigmatiza Ninguém

A China já havia se manifestado contra a taxa de cambio e essa questão foi objeto de discussão de toda uma noite e a manhã do dia seguinte no encontro em Paris e segundo Christine o acordo é bastante equilibrado na medida em que não acentua apenas a taxa de cambio ou o balanço de pagamento e principalmente não estigmatiza ninguém e ainda esclareceu que o os indicadores não servem para estabelecer limitações de cumprimento obrigatório.

Acordo

Isso responde as declarações feitas pelo nosso ministro da fazenda Guido Mantega que queria fosse estabelecido somente recomendações e não restrições.

Prioridade da Presidência do G20

A Presidência do G20 apresentou como prioridade deste momento, iniciar de imediato uma ampla reforma no sistema monetário internacional e nesse quesito se manifestou Christian Noyer que é governador do Banco da França e que afirmou já ter sido constatado que a concordância em que as divisas sejam conversíveis é mundial.

O assunto, entretanto ficou para ser tratado com mais calma em outubro e no final do ano quando das próximas reuniões do G20.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *