Indicadores para Aprovação e Reprovação na Seleção de Pessoal

Insegurança dos Candidatos Processo Seletivo

Em um processo seletivo nas grandes empresas, todo cuidado ainda é pouco, pois muitas vezes, bons candidatos não são aproveitados nas fases iniciais do processo seletivo em virtude de sua personalidade insegura ou do medo de se portar indevidamente durante as etapas da seleção.

Em virtude da ansiedade, muitos candidatos acabam sendo prejudicados nessa fase e a empresa perde a oportunidade de contratar bons talentos para seus quadros de funcionários. Alguns especialistas na área de recursos humanos elaboraram alguns itens que serão de grande proveito para o potencial candidato, pois apontam para as atitudes que eles não devem ter em um processo seletivo.

Não Demonstrar Agressividade

Esse aspecto é de extrema importância para os que estão se candidatando a uma vaga em uma empresa. O recrutador está analisando vários itens da personalidade da pessoa, algumas vezes com técnicas de entrevista ou dinâmica de grupo, e a agressividade é um traço da personalidade que nenhuma empresa gostaria de encontrar no perfil de um profissional que atue dentro dela. Por isso, é de extrema importância que o candidato à vaga disponível, na hora da seleção, procure se mostrar educado não só com o selecionador, como também com os outros participantes da seleção, pois em caso de mais de uma vaga, um deles pode vir a trabalhar com a pessoa.

Tentar Enganar o Selecionador

Os especialistas na área de gestão de carreiras advertem que nenhuma pessoa é tão esperta quanto pensa que é. Por isso, no processo seletivo, o candidato nunca deve tentar enganar o selecionar e os outros participantes relatando experiências profissionais que não possuem.

Vale ressaltar que nas grandes corporações e até mesmo nas pequenas empresas, todas as informações que são prestadas pela pessoa que está se candidatando a alguma vaga na empresa são checadas, e por isso é um a perda de tempo falar sobre assuntos que desconhece ou relatar experiências que nunca teve. Isso dá a impressão para os selecionador que a pessoa não é muito confiável. O conceito que o recrutador fará do comportamento desse candidato será muito desfavorável e, com certeza, ele acabará perdendo a chance de vir a ser um dos escolhidos para o cargo.

Postura Pessoal durante o Processo Seletivo

A postura adotada pelo candidato na hora do processo seletivo é de extrema importância e também estará sendo avaliada pelo recrutador. Na realidade, pequenos detalhes, como olhar paro relógio ou perguntar quanto tempo ainda falta para acabar o processo, podem ser um indício de que a pessoa é tão ansiosa que não conseguirá desempenhar de maneira satisfatória sua função se vier a ser aprovada.

Por isso, a demonstração de calma e tranquilidade é fundamental, da mesma forma que a disponibilidade para fazer parte do processo seletivo da empresa. É aconselhável que no dia da seleção na organização empresarial, o candidato não marque nenhum compromisso para depois.
Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *