Este termo se diz respeito a todos os tipos de indicadores baseados numa serie de dados da economia e da parte de finanças de determinada entidade. Os resultados obtidos são expressos em valores absolutos, relativos ou taxa de variação.
Mesmo com o fato de que todos os indicadores precisam ser avaliados e estudados, é importante lembrar que não hora de fazer estudos é comum separar os indicadores entre econômicos e financeiros, pois na verdade eles se distinguem entre si.
Vejamos um pouco mais sobre cada tipo de indicador:
Indicadores econômicos:
Tem como objetivo avaliar se determinada empresa tem a capacidade de gerar um valor de forma que a mesma consiga pagar a todos que participam da empresa.
Alguns dos indicadores que se enquadram no grupo dos indicadores econômicos são:
-Rendibilidade dos Capitais Próprios: É usado para que a empresa possa assegurar um bom equilíbrio financeiro.
– Rendibilidade do Activo: Excelente indicador para ser usado na gestão de uma empresa, pois o mesmo mede a capacidade que tem um determinado activo de gerar lucros para a empresa ou não.
– Rendibilidade das Vendas: É usado para pedir a margem de lucros de uma empresa.
– Custo dos Capitais Alheios: É a remuneração de capitais alheios que os titulares exigem, isso sempre levando em conta os nives de risco que a mesma pode suportar nas respectivas aplicações.
– Produtividade dos Trabalhadores: É o resultado útil de um processo produtivo, pode ser feito por único trabalhador ou por um grupo de trabalhadores.
– Eficiência na Gestão de Custos: Diz respeito a corte de gastos, cancelamento de contratos,
Indicadores financeiros:
Neste caso o principal objetivo é avaliar a empresa para saber se a mesma tem condições suficientes para honrar todos seus compromissos, tanto financeiros quanto os compromissos para com terceiros.
São considerados indicadores financeiros os seguintes:
– Liquidez (vários graus): Diz respeito ao grau de facilidade que um ativo tem em ser trocado por dinheiro, ou seja é a facilidade do mesmo em gerar lucros para a empresa.
– Grau de Endividamento:É a representação de quanto uma empresa pegou emprestado de outros com relação a cada real próprio da empresa.
– Solidez Financeira: É a “força” de uma empresa, as chances que ela tem de crescer, evoluir e aumentar seu numero de funcionários.
– Grau de Cobertura dos Imobilizados: Se relaciona com o volume de ativos imobilizados da empresa em uma carteira de investimentos.
Podemos também citar uma terceira classe de indicadores: Os indicadores de eficiência, que fazem parte deste grupo os seguintes:
– Rotação de Stock: frequência Média de consumo do estoque médio.
– Prazo Médio de Recebimentos: Tempo médio da cobrança de faturas dos clientes da empresa.
– Prazo Médio de Pagamentos: Tempo médio que uma empresa leva para pagar suas dividas com fornecedores.