Empresas Brasileiras tem Resistência a Emergentes

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, no Brasil 71% das empresas ainda encontram resistência para trabalhar com o público emergente o que mostra que elas não estão preparadas pára lidar com nada menos do que metade da população brasileira. Na verdade empresas brasileiras têm resistência a emergentes e admitem esse despreparo e a dificuldade que encontram na lida com a baixa renda.

Existe Interesse Neste Público

Empresas Brasileiras tem Resistência a Emergentes

Empresas Brasileiras tem Resistência a Emergentes

Do total de 100 empresas nacionais que foram ouvidas pela consultoria e também foram realizadas entrevistas com executivos para avaliação da percepção das instituições a respeito dos emergentes sendo que desse total de entrevistados 70% percebe claramente o preconceito que existe por parte das empresas no que se refere ao trato com as pessoas de baixa renda.

Mas apesar dessa constatação ficou claro também que estas mesmas empresas que tem dificuldades com esse trato estão interessadas nesse publico. E não é por nada que isso acontece uma vez que as classes C, D e E representam R$ 1,3 trilhão de reais da massa total de renda o que justifica plenamente o interesse.

A Falta de Preparo no Trato

Maiores

Maiores

O interesse por esse público mostrado na pesquisa não significa, todavia preparo para tratar com o mesmo. A constatação da pesquisa foi de que 79,21% dos executivos se consideram despreparados para atingir este público apesar de seu interesse e destes 91% avaliaram que seus colegas empresários também não contam com o preparo que seria necessário para bem atender os emergentes.

Os Números Dessa Pesquisa

Principais

Principais

Na realidade os números parecem bem maiores do que se possa perceber, 85,43% do total de entrevistados considerou sua empresa despreparada na lida com os emergentes, enquanto que 49% assumiram que suas empresas não tem nenhum entendimento sobre a baixa renda e 28% consideram ainda que sua empresa pouco entende a respeito desse segmento da população brasileira.

As Principais Dificuldades

De modo geral a falta de conhecimento e a complicada comunicação com esse publico são na verdade as principais dificuldades encontradas nas instituições. 33,8 % dos entrevistados afirmaram não ter conhecimento sobre as classes C,D e E enquanto que a dificuldade de comunicação foi citada por 27,3 dos entrevistados. A estrutura da organização foi citada ainda por 15,6% dos executivos, 13 % apontou o tipo de produto como dificuldade e as estratégias foram citadas por 6,5%.

É Preciso Conhecer a Base da Pirâmide

Para analistas do mercado para ser líder requer que se conheça a base da pirâmide. Está na hora das empresas se prepararem para dar atendimento a esse contingente de brasileiros que fala uma língua diferente das elites. O abismo existente entre o empresariado e a nova classe media é muito grande.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *