Este foi o melhor mês de janeiro da história, no que diz respeito a emprego em Guarulhos, São Paulo. As noticias de melhoras dos níveis de empregos surgem todos os dias de diferentes lados e isso é sem duvida um dos melhores sinais que pode dar a economia de um país, onde o povo tem trabalho, tem o que comer, pode comprar, tem condições de morar melhor enfim é um povo mais feliz.
Geração de Postos de Trabalho
O Ministério do Trabalho divulgou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que trazem o resultado de levantamento feito na cidade de Guarulhos, o mês de janeiro foi o melhor da história da cidade desde que este levanta mento é feito.
Só para se ter uma idéia neste mês houve uma geração de 2.205 postos novos de trabalho. Desde o ano de 1996 que a CAGED divulga estes dados todos os meses.
Saldo Positivo em Todos os Setores
Se compararmos esse resultado com os obtidos no período igual do ano passado pode concluir que este foi o melhor mês de janeiro, até então este havia sido registrado no ano de 2008, ocasião em que a criação de postos de trabalho alcançou 1.576 novas vagas.
Na verdade Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) com seus dados atualizados apontaram que em todos os setores pesquisados o saldo foi positivo sendo que o segmento de prestação de serviços foi o líder do ranking quando contou nomes de janeiro com a criação de 1.331 empregos formais novos neste mês, um aumento de 45,92% em comparação com o mês de dezembro do ano passado.
A seguir veio o setor da indústria com 577 postos novos de trabalho o que embora pareça pouco foi um aumento de 109,95% em relação ao mês anterior. Por fim temos a construção civil criando 259 vagas com um crescimento da ordem de 64,91% em relação ao mês anterior.
Media Registrada em Guarulhos
Em janeiro deste ano o número de contratações chegou a 12.354 sendo 32,74% maior que em dezembro do ano passado quando foram preenchidas 8.165 vagas.
Já no que se refere a média de admissões que se registrou em Guarulhos se mostrou superior a: maior media nacional, maior média estadual e maior média da região metropolitana da cidade de São Paulo, cujos aumentos foram de 14,15%, de -6,73% e de 1% respectivamente.
O Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (CIET) registraram também outro dado positivo da economia que foi 1.303 colocações novas nesse período, dado esse que representa 59,09% do saldo de empregos de Guarulhos. Na verdade o nível de emprego continua crescendo em quase todos os setores da economia.