Economia America Latina

América Latina normalmente sempre é associada a países pobre e de economia subdesenvolvida. Mesmo assim, esses países subdesenvolvidos não deixam de ser países amistosos e acolhedores.

Agricultura e Pecuária na América Latina

Antes da colonização européia a pecuária era a principal atividade econômica nos povos latinos, tudo era associado à caça. Com a colonização foi introduzida a lavoura comercial que era destinada ao mercado da Europa, com fim focado no lucro.
Com o passar dos tempos, a agricultura passou a se desenvolver muito e foi focada em duas formas de utilização da terra, onde uma atendia o consumo interno e outro a exportação para países desenvolvidos.

Exportação

Porém, nos últimos anos, mudanças na agricultura latina desencadearam alterações tanto no espaço quanto na economia. Mudanças essa devido a inserção de maquinas e novas tecnologias para o manuseio da terra, tais como utilização de fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes.
Já a pecuária, que antes era uma atividade secundaria na América Latina, foi desenvolvida a um outro nível.

Desde muito tempo, os paises latinos de climas temperados, como Uruguai e Argentina, são grandes exportadores de carne, couro e lã, mas essa atividade ganhou força nos outros países também, como criação de bovino zebu, adaptados a regiões de clima mais quente da América.
Vimos isso no Brasil, que possui um dos maiores rebanhos de bovinos do mundo.

Industria

Essa é uma área que menos se destaca na ECONOMIA AMÉRICA LATINA comparada ao resto dos continentes.
Dentre as industrias tradicionais, as que mais se destacam são do ramo alimentício e têxtil. É uma atividade forte em quase todos os paises, pois são indústrias antigas que se desenvolveram juntamente com o crescimento das cidades latinas.

Textil

Já nas indústrias de beneficiamento podemos dizer que há forte presença de centros indústrias de bens de consumo.
Mas somente três paises possuem grande quantidade de indústrias sendo elas produtoras de artigos diversificados. Esses paises são México, Brasil e Argentina. Neles nota-se presença de indústrias de base como siderúrgicas e de produtos químicos

Extração de minerais

A América Latina é historicamente um continente rico em recursos minerais. A extração mineral começou junto aos espanhóis.
Hoje em dia, a extração é feita em sua maioria por empresas estrangeiras que recebem a concessão.

Empresas

São poucos paises que dependem diretamente da exportação desse tipo de atividade, como Bolívia, da Guiana e do Suriname (que dependem da exportação de estanho) e Chile (que depende da exportação do Cobre).

Curiosidades América Latina

No mapa Mundi, encontramos a América Latina no hemisfério Ocidental, ela é composta por 20 países e 11 territórios independentes não considerados países. Nesse enorme território temos: Argentina, Brasil, Honduras, Uruguai, Paraguai, Peru, Panamá, Nicarágua, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Uruguai, Chile, Haiti, Costa Rica, Republica dominicana, México, Guatemala, Cuba, El Salvador e Equador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *