Os dividendos podem ser chamados de retiradas ou ganhos, que são resgatados e pagos pelas empresas para seus acionistas ou aqueles detentores de ações no mercado financeiro. Os dividendos normalmente são pagos pelas grandes empresas em períodos de tempo que variam de três a seis meses, mas hoje em dia podemos encontrar uma grande diversidade de empresas com ações negociadas na bolsa que pagam seus dividendos todos os meses.
Algumas empresas, como a Eletropaulo, pagam seus dividendos a cada seis meses, enquanto a Gerdau, por exemplo, paga dividendos a cada período de três meses. Já as instituições financeiras como Bradesco e Itaú fazem parte daquelas que pagam seus acionistas mensalmente. Nem sempre a retirada mensal de dividendos é uma boa opção, pois as aplicações devem seguir parâmetros como fluidez, rentabilidade e confiança da empresa no mercado.
O investidor também deve ter em mente que o reinvestimento é um dos fatores mais importantes para ter uma rentabilidade constante e deve ser feito sucessivamente, pois só desta forma os resultados pretendidos poderão ser atingidos de forma mais rápida e segura.