Copa não Causou Efeitos na Inflação

A Copa do Mundo de Futebol se desenrola na África do Sul, mas mesmo acontecendo tão distante de nós, a verdade é que o brasileiro é doente por futebol e sempre exagera na hora das comemorações e com isso era de se esperar e havia certa expectativa de que acabasse influindo de maneira significativa na inflação no país, entretanto André Braz que é economista do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), afirmou a poucos dias que a inflação neste momento se encontra em leve queda e que a Copa do Mundo não alterou os índices e se algum efeito houve, este foi mínimo.

Copa

Efeito da Copa não foi Significativo

Como mostram os números, até agora a Copa não causou efeitos na inflação e se isso não aconteceu até agora não vai mais influenciar em nada uma vez que o Brasil acabou sendo desclassificado pela Holanda em disputa acontecida dia dois de junho, não chegando assim as quartas de finais. Braz explicou que nem mesmo nos aparelhos de televisão houve qualquer registro de aumento e isso por certo era um dos produtos que se esperava houvesse maior aumento de preços e no momento em que isso não aconteceu, mostra que a Copa do Mundo não motivou os Brasileiros a ponto de fazerem loucuras por isso. Se o Brasil chegasse às finais acredito que a situação acabaria ficando diferente, mas na situação atual nada mais vai ser alterado em função do Mundial.

Eliminado

O que Aconteceu

Ainda sem elementos para medir exatamente todos os impactos causados pela Copa do Mundo, podemos somente observar que o volume de vendas e gastos se restringiu muito aos acessórios característicos ou típicos desse período como é o caso de camisetas da seleção, bandeirinhas, bebidas alcoólicas, pipoca e refrigerantes que devem ter tido uma demanda maior nesse período. Isso também aconteceu com os televisores, muitas pessoas compraram aparelhos novos e especialmente maiores para assistir aos jogos, entretanto essas compras na chegaram a influenciar para que houvesse aumentos de preço. Mesmo que as camisetas tenham aumentado de preço, a verdade é que ela apenas não chega a ser representativa no volume relativo a vestuário e por isso acaba não sendo percebido o aumento.

Bebidas

Comércio não se Sentiu Prejudicado

Quanto ao comércio, parece que não se sentiu prejudicado com as alterações acontecidas no horário de funcionamento, pois em geral quem precisa comprar o faz antes ou depois dos jogos. Alguns pontos comerciais que se mantiveram abertos, simplesmente não tiveram clientes uma vez que quase todo mundo assiste aos jogos. Mas se houve algum contratempo ou pequenos sinais de inflação com a Copa, agora infelizmente terminou tudo, com o Brasil voltando para casa sem o sonhado titulo do hexacampeonato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *