De acordo com uma pesquisa elaborada com 750 empresários do Rio de Janeiro, o Natal para este ano deverá chegar com um aumento da ordem de 15% no que se refere às vendas, isso em comparação com os dados do ano passado.
Sustentação de Vendas
De acordo com Fernando Mello que é economista e chefe do centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDL-Rio) a pesquisa nos fornece dados para acreditar que o Natal vai ser muito generoso e, além disso, o período que representa o alto verão que se estende até o carnaval perece que este ano tem tudo para ser bastante forte quanto ao turismo o que dará uma sustentação nas vendas. Não podemos esquecer ainda que este ano o carnaval vá acontecer no inicio de março o que faz com que os veraneios se alonguem mais. As expectativas de acordo com a pesquisa são de que em todo esse período o aumento fique em torno de 12% sobre o ano anterior.
Fatores de Contribuição para Esse Aumento
Fernando Mello afirma ainda que além do turismo, outro fator que este ano está tendo grande influencia em todos os setores no Rio de janeiro foi o fato da instalação das Unidades de Policia Pacificadora (UPPs) em áreas do Rio que até então eram totalmente dominadas pelos traficantes. Com a pacificação das favelas mais perigosas e o conseqüente aumento da segurança no Rio, as pessoas se sentiram mais animadas e como o turismo tem in fluência direta nas vendas naquela cidade representando nada menos do que 67% do comércio carioca podemos facilmente entender o que acontece quando o comercio do Rio está otimista com vendas no Natal. O fato é que a rede hoteleira está funcionando com lotação que já é superior a do ano passado e o comércio não perde tempo e faz promoções, dá descontos e trás lançamentos a toda hora.
Ramos em Destaque de Vendas
O economista disse ainda que o último semestre foi muito bom para o comércio com a redução da inadimplência quando muitas dividas foram quitadas e aumento das consultas aos cadastros de créditos o que significa que as pessoas estão comprando mais. Neste final de ano os segmentos que mais tem se destacado nas vendas são os eletrodomésticos e os eletroeletrônicos em primeiro lugar seguindo-se o segmento de vestuário e brinquedos.
Vedete de Vendas no Natal
Um dado que chama a atenção é que este ano a vedete de vendas que a tempos vinha com o celular foi substituído pelos aparelhos de ar condicionado. A surpresa parece que vai ficar por conta dos aparelhos de televisão que em geral não eram muito vendidos nesta época e que este ano e que estão se destacando.