Ceia de Natal Está mais Cara este Ano

De acordo com André Braz que é economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) um levantamento feito apurou que os itens característicos desta época do ano tiveram um aumento de preço que ficou acima da inflação e com isso a ceia de Natal está mais cara este ano.

O Aumento

O aumento dos itens que compõem uma mesa natalina ficou em média 12,15% mais caros entre o mês de dezembro do ano de 2009 e novembro deste ano. Já no que se refere ao índice geral a alta foi de 5,34% de novembro do ano passado a novembro de 2010.

Ceia Mais Cara

Ceia Mais Cara

Itens de Alimentação

Dentre os grupos dos itens natalinos devemos destacar os itens de alimentação que também tiveram registro de uma alta muito grande acumulando sozinho um índice de 7,73% de acordo com o Índice de Preços de Mercado (IPC-M) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Temos ainda como destaque no que se referem aos índices que foram analisados, as carnes como é o caso do lombinho de porco que neste período registrou um aumento da ordem de 14,99%. Já o pernil suíno teve um aumento um pouco menos, mas ainda muito alto tendo ficado 9,71% mais caro em relação ao natal passado. Outro item que teve aumento de 10, 21% foi o frango.

Ceia de Natal

Ceia de Natal

Ano Anterior Teve Queda de Preços

No natal do ano passado essas carnes registraram uma queda de preços em relação aos anos anteriores, o preço do lombinho de porco havia tido uma queda de 9,58% enquanto que a carne de frango ficou naquele ano 7,26% mais barata e o pernil 6,18%.

Preços que Tiveram Queda este Ano

Para quem deseja economizar o ideal é fazer mesmo uma pesquisa de preços, pois se alguns produtos estão com preços em alta, outros estão custando menos o que permite que se faça um ajuste no cardápio para poder economizar um pouco e neste caso podemos pensar num prato com bacalhau que teve queda de 4,15% nos preços, uma queda significativa embora menor que no ano passado quando os preços dos peixes estavam 16,62% mais baratos. Outro item a ser destacado é o frango especial que no ano passado registrou um aumento de 5,26%, este ano estão 8,55% mais barato.

Dieta de Natal

Dieta de Natal

A Ceia Tradicional

Quedas ou aumentos de preços a parte, a realidade é que a tradicional ceia de Natal está mais cara este ano numa vez que podemos buscar alternativas, mas os produtos mais tradicionais usados pelos brasileiros para fazer a ceia desta noite estão de modo geral com os preços aumentados. Mas não vamos nos desesperar, pois este parece ser um ano melhor que os anteriores e com alguma imaginação podemos até fazer uma pequena economia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *