Com base nas reservas que já foram feitas até este momento, os hotéis no Rio de Janeiro esperam uma lotação máxima durante o período de carnaval. Os dados são resultado de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro (ABIH) que está projetando uma ocupação da ordem de 87,56% para este ano.
Meta é Lotação Máxima
Segundo Alfredo Lopes de Souza Junior que é o presidente da associação a meta para o carnaval é atingir a lotação máxima, ou seja, 100% tanto na zona sul como no centro da cidade afirmando o presidente que não tem a menor dúvida de que esta meta será alcançada. O setor trabalha ainda com segurança quanto ao aumento considerável de turistas estrangeiros na época de carnaval.
Está sendo observado na rede hoteleira do Rio de Janeiro um grande numero de turistas internacionais fazendo reservas antecipadas ao Brasil assistir o carnaval carioca. De acordo com Souza Junior 6,7% das reservas foram realizadas por turistas estrangeiros há mais de dois meses o que é indicativo do mercado internacional em alta. Os turistas estrangeiros além de gastarem mais, passeiam pelo estado e desta forma vão fazendo a divulgação do Rio de Janeiro a nível internacional.
Disponibilidade na Região Serrana
Para o interior do estado, a pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro está projetando um nível de ocupação bastante elevado no feriado de carnaval com lotação de pousadas e hotéis também das cidades do interior. E isto não é somente na capital e cidades do interior mas também na região serrana fluminense que no mês de janeiro deste ano foi devastada pelas enxurradas.
De acordo com Souza Junior existem 4 mil quartos disponíveis na região serrana sendo eu deste total o que foi atingido pelas chuvas não chegaram a 5% deste total, de modo que a expectativa daquela região é muito positiva neste momento em que estão vulneráveis e precisando colocar sua economia em ordem e o carnaval por certo será uma alavanca neste sentido.
Retorno a Normalidade
Segundo Alfredo Lopes já foi feito o desimpedimento das vias e estão trabalhando com uma expectativa de ocupação para as festas de Momo em torno de 60% o que para esta região é excelente. Há uma confiança muito grande de que na próxima temporada de inverno, nos meses de junho e julho, o setor hoteleiro daquela região possa voltar a operar dentro da normalidade.
Demais Regiões
As reservas para o carnaval nas demais regiões turísticas do estado devem chegar em média a 80% de ocupação dos leitos em disponibilidade. Os municípios que se destacam aí são: Armação dos Búzios e Cabo Frio no litoral norte e no litoral sul, Angra dos Reis e Parati, regiões onde houve um incremento considerável em termos de hotéis e pousadas.