De acordo com o indicador Serasa Experian de Atividade do Comercio – Dia dos Pais 2010, em todo o Brasil as vendas para esse dia tiveram um crescimento de quase 7%, índice bastante considerável e que fez a alegria dos comerciantes dos mais diversos setores da economia que lucram com a venda de presentes em datas como estas.
Levantamento Feito
Esse na realidade foi um levantamento feito entre os dias 2 e 8 de agosto deste ano e os números foram comparados com aqueles levantados de 3 a 9 de agosto do ano passado, apresentando nessa comparação um acréscimo de 6,9%.
Se pegarmos para comparação o final de semana, dias 6 a 8 de agosto teremos um crescimento de vendas bem superior ao que foi registrado no mesmo final de semana do ano passado com índice de 7,7% acima do que foi registrado no final de semana do dia dos pais de 2009.
Crescimento Anterior
Na verdade no ano passado as vendas cresceram somente 2,2% na semana do dia dos pais e 1,4% no final de semana daquele ano. Neste caso como a economia se encontrava na pós-crise esses resultados não servem como uma base mais forte para servir como comparação com este ano.
Para entendidos e economistas, este ano tiveram algumas variáveis que foram de grande in fluência para os bons resultados alcançados, como por exemplo: a fartura de credito, se comparado com todo o ano de 2009, seguindo-se as promoções feitas pelo varejo inclusive com prazos bastante longos nos parcelamentos, além é claro do frio que se mantém rigoroso em todo o Brasil.
Crescimento Acentuado
São várias as festas como estas, que temos durante o ano e que são sempre muito esperadas pelo comercio e com isso aumentam as vendas do dia dos pais em todo o país, embora em algumas cidades como São Paulo esse crescimento tenha se mostrado mais acentuado até mesmo devido à variedade de opções que nestes grandes centros sempre é bem maior e o apelo também, além é claro que devemos levar em conta que quanto maior o centro, maiores são as facilidades oferecidas pelo comércio com promoções irresistíveis que ainda vêm acompanhadas de prazos que realmente tornam as propostas impossíveis de serem rejeitadas.
Além disso, o credito hoje está cada vez mais facilitado não somente pelo comercio como também por parte das instituições financeiras que tornam a maioria dos sonhos realizáveis, pelo menos num primeiro momento.
Base de Pesquisa
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comercio se baseou numa mostra de consultas registradas no banco de dados e onde foram levadas em conta consultas feitas de 2 a 8 de agosto deste ano e que foram comparadas com consultas feitas de 3 a 9 de agosto do ano passado.