As Perícias Contábeis

No atual estado da economia, seja no mercado interno ou externo, com bolsas oscilando e grandes potências quase indo à falência, há a necessidade de aumentar o número de profissionais especializados em todas as áreas, especialmente nas que são voltadas à economia de mercado.

Em razão disso, a Contabilidade, como Ciência Social, vem socorrer a quem necessita, usado todo o seu conhecimento, que se posiciona entre a matemática, lógica, informações econômicas, direito e muitas outras áreas, para constituir-se como uma ciência abrangente.

Mercado

Contratar um contador é um ato obrigatório para quem trabalha com grandes quantias, pois os serviços têm que ser executados por pessoas altamente preparadas e atualizadas com as normas vigentes. Isso sem contar que esses profissionais devem ser extremamente éticos em seu trabalho, para que os empregadores não sofram com problemas futuros, já que a grande maioria não têm conhecimento profundo sobre o mundo dos números.

A área econômica e contábil está sempre envolvida em grandes problemas, como desvios de quantias, verbas, mentiras sobre lucros ou superfaturamentos, lavagem de dinheiro, e tudo mais que o homem é capaz de simular para obter vantagem financeira indevida. Com isso, a Perícia Contábil é sempre solicitada, de modo a dirimir dúvidas se a ação ilegal ocorreu de fato ou se os números representam a verdade.

Antes de falar sobre Perícia Contábil, é necessário esclarecer o que é uma perícia e como se faz. A quem nunca ouviu falar no termo, sua explicação é simples: é a informação que vem do conhecimento, do talento e da habilidade sobre um determinado tema ou assunto. Trata-se de uma prova sólida, uma opinião técnica, no caso, sobre a contabilidade de alguma empresa, seja indústria de grande porte ou firma de caráter familiar. Assim, somente quem está autorizado a fazer esse estudo é um profissional gabaritado e formado na área, ou seja, o perito contábil.

Pericia

Agora, a Perícia Contábil é um apanhado de metodologias técnicas e científicas direcionadas para revelar elementos decisivos em ações, sejam elas judiciais ou não, mas também serve para resolver qualquer situação pendente. Por exemplo, ela pode ser útil para colher evidências se alguém roubou uma determinada quantia em uma indústria ou banco, se algum investidor mascarou dados financeiros para levar vantagem em algum negócio, entre tantas outras diversas situações.

A perícia vem para revelar informações, bem como esclarecer pendências e dúvidas, através de seus laudos ou pareceres técnicos, tudo de acordo com as normas gerais contábeis, profissionais ou jurídicas, embasadas em legislações específicas para os casos.

Muitas vezes a perícia é solicitada por um Juiz, para que haja o cálculo correto de uma determinada dívida que está sendo discutida em Juízo, de modo a prevenir possíveis erros e não prejudicar nenhuma das partes.

Pessoas

Sendo assim, ela pode ser pedida antes da sentença, mas nunca depois. Também é usada em cálculos trabalhistas, para fins de aposentadoria, e principalmente em problemas relacionados com Instituições Bancárias, onde são revistas grandes quantias, baseadas em índices complicados e que exigem muita habilidade por parte dos profissionais que periciam os documentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *