Desvantagem Do Regime Cambial Referente À Taxa De Câmbio Flutuante Livre

Um dos indicadores mais utilizados para demonstrar hoje a relação entre as moedas de diferentes países e como as mesmas acabam influenciando o mercado interno dos demais é chamado de taxa cambial e poderá mensurar como acontece o funcionamento das ofertas e demandas dentro de cada país do mundo. Existem diversas situações que podem afetar a taxa de cambio de um país, como seus serviços e bens sejam eles recebidos ou executados dentro ou fora do país analisado em questão.

A partir de diversas mudanças na área financeira que ocorrerão a partir da década de noventa, a volatilidade dessa taxa se apresenta cada vez maior e consequentemente sua sensibilidade a mudanças que ocorrem dentro do mercado financeiro.

Podemos observar que dentre as variações existentes nas taxas cambiais, duas acabam se destacando de forma principal, sendo elas o câmbio fixo e também o cambio flutuante. Esses dois sistemas classificados como cambiais apontam diferentes direções dentro das análises de taxas cambiais, sendo assim considerados opostos.

O sistema de cambio fixo demonstra uma relação entre duas variações dentro do mercado financeiro, que poderão explicar a relação da taxa de câmbio de diversas mercadorias e também de moedas referentes a outros países e seus valores nacionais. O cambio fixo, acaba sendo devidamente estabelecido o controlado por meio de ações governamentais e todo o processo de manutenção das chamadas taxas de cambio fica por responsabilidade então das autoridades referentes a parte monetária.

A flutuação classificada como cambial, relaciona de forma muito direta o conceito de oferta e demanda presente no mercado financeiro, principalmente quando falamos das chamadas ações divisórias dentro do mercado cambial. Essa divisão na prática poderá então ser classificada como uma divisão que não irá sofrer com a presença da politica cambial, ou seja, a própria movimentação financeira do mercado será capaz de equilibrar possíveis desiquilíbrios que podem surgir no contexto econômico.

Taxa De Cambio

Taxa De Cambio

Apesar de serem considerados eficazes em certas situações, os dois extremos notados acima acabam não sendo utilizados com tanta pertinência na vida real, mas as concepções estabelecidas dentro de seus modelos acabam regendo os sistemas cambiais que são utilizados com mais frequência dentro do mercado financeiro.

Regime Cambial E Sua Desvantagem

Os regimes cambiais são uma importante nota dentro de todos os países, já que a partir de sua classificação e utilização dentro do mesmo, diversos tipos e aplicações podem ser realizadas, mas a principal elas tem relação com os valores estabelecidos das moedas de cada país.

Podemos entender essa questão de uma forma um tanto mais fácil, se analisarmos uma situação hipotética de valores das moedas referentes a dois país diferentes, como o Brasil e o Estados Unidos da América. Ambos os países são donos de uma moeda específica, que é utilizada dentro de seu território para que compras e vendas possam ser realizadas, gerando então uma movimentação financeiro no mercado econômico de cada um deles.

Ilustração Sobre Regime Cambial

Ilustração Sobre Regime Cambial

Porém, essa movimentação muitas vezes acaba ocorrendo de forma externa, ou seja, os países apresentam certa necessidade de realizar compras dos demais, para que sejam importados matérias primas para a produção de seus produtos, alimentação e também realização de serviços. Além disso, o turismo também acaba sendo muito influente nesse meio, já que ao realizar uma viagem para qualquer um desses dois países analisados em questão, o turista deverá trabalhar com a moeda utilizada.

Dessa forma, existem algumas relações de valores que acabam regendo o preço de determinada moeda de um país dentro do outro, para que as transações econômicas possam ser realizadas de forma a valorizar a moeda e também conhecer qual a sua situação econômica frente a economia de outros países do mundo. Utiliza-se então, como forma de notação os regimes cambais, que poderão analisar de diferentes formas as variações dos preços das moedas, e também a influência das mesmas dentro do países.

Porém, existem algumas desvantagens que acabam sendo observadas dentro dos regime cambais frente a outros modelos de análises ou mesmos informações sobre as variações econômicas como o cambio flutuante livre. O câmbio flutuante livre acaba apresentando com uma grande vantagem de seu modelo, a flexibilidade frente a possíveis alterações dentro do mercado.

Como desvantagens desse modelo então, é possível analisar informações referentes a falta de firmeza na previsão de informações quando aplicado, já que as oscilações dos valores das moedas de outros países e do mesmo, acabam sendo consideradas mais frágeis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Câmbio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *