Taxa de Câmbio Importância na Economia

Quando se fala de economia, muitas pessoas já arregalam os olhos, principalmente os brasileiros, esperançosos em uma notícia que tenha a ver com a melhora do nosso sistema econômico que se encontra fragilizado. Depois de alguns anos em uma recessão bastante séria, o nosso país vem caminhando, a passos curtos, para uma recuperação desta economia, reensaiando um crescimento que era visto no país durante a década de 2000 e início da década de 2010.

É fato que, quando a economia se encontra em uma situação delicada, é bem difícil que se tenha resultados bem consistentes, principalmente em indicadores sociais como educação e saúde. Quando a economia está indo de vento em popa, como foi o caso do país durante a primeira década dos anos 2000, tais indicadores se mostram positivos. Uma herança disso foi a expansão de projetos sociais que o país teve a partir do momento que a economia começou a melhorar e a demonstrar resultados cada vez mais positivos.

Com a eleição de 2018, ficou a cargo de Jair Bolsonaro o objetivo de recolocar novamente a economia brasileira nos trilhos, bem como, também, estancar a crise política iniciada em 2014, fazendo com que a confiança no Brasil volte e os investidores, também voltem na mesma pernada.  O Brasil, embora esteja em uma recessão técnica, tem uma economia muito forte e solidificada, o que não se torna difícil sua pronta recuperação.

E, já que estamos falando de economia, que tal aprendermos um pouco mais sobre um item que é bastante importante para a dinâmica econômica e financeira? Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre a taxa de câmbio, bem como, também, saberá qual a importância deste para a vitalidade da economia. Confira:

A Taxa de Câmbio: O Que É?

Ilustração Sobre Taxa de Câmbio

Ilustração Sobre Taxa de Câmbio

Quando nós estamos planejando uma viagem internacional, como pros EUA, por exemplo, é bastante comum que nós procuremos saber o valor da moeda de dólar em relação ao valor do real, não é verdade? Pois bem. A taxa de câmbio, de uma forma técnica, é a relação de preço entre as moedas de dois países, o que resulta no preço de cada uma delas. Mais do que taxas definidas, o câmbio representa o poder de troca que existe entre os dois países. Por conta disso, ela se transforma como um dos índices de macroeconomia mais importantes que existe, pois isso demonstra também a capacidade de relação econômica de um país com os demais países.

Por exemplo, quando o Brasil criou o Plano Real, em 1994, durante um período, 1 real chegava a valer 1 dólar, tamanha era a paridade da moeda e a sua força quando da sua criação. A força do real também se mostrou durante a década de 2000, com o dólar valendo no máximo 1 real e 20 centavos.

Em uma relação mais resumida, a taxa de câmbio é um preço, que tem diferenças entre a compra e a venda. Isso porque quando a moeda é vendida ao consumidor, este preço é estipulado, em moeda nacional, pela instituição financeira que fez a transação (sob a orientação do Banco Central, obviamente). A taxa de compra, por sua vez, é o que o banco paga pela moeda estrangeira  que é oferecida.

Os Regimes Cambiais

É válido mencionar que  cada país tem uma regra diferente quanto ao preço do seu câmbio. E, para isso, existem três regimes cambiais que regem o mercado financeiro global. São eles: Regime de Câmbio Fixo, Regime de Câmbio Flutuante e o Regime de Câmbio Não Flutuante.

O Regime de Câmbio Fixo

Quando nós falamos sobre o regime de câmbio fixo, nós estamos falando diretamente da interferência do Estado no controle dos preços. Nesse regime, o governo estipula os preços do câmbio, numa tentativa de fazer com que a sua moeda fique forte. Em um primeiro momento, a vantagem disso é que a inflação passa a diminuir, o que pode melhorar a situação da economia. O problema é que a supervalorização da moeda pode estimular e muito a exportação, não compensando, por exemplo, o investimento em produtos nacionais, o que pode  complicar a situação dos industriais nacionais.

Notas de Dólares

Notas de Dólares

O Regime de Câmbio Flutuante

No caso do regime de câmbio flutuante, o preço do câmbio é totalmente controlado pelo mercado. Ou seja, as variações sentidas durante os dias (ou horas) refletem diretamente no preço da moeda. Ou seja, é por isso que sempre pode ter variações do preço do dólar no Brasil: é muito comum ouvirmos nos noticiários, principalmente os noturnos, sobre o dólar que “fechou” o dia custando 4,80 reais, por exemplo. Isso significa que o preço da moeda não foi estável durante o dia. A vantagem, nesse caso, é que o mercado decide o preço da moeda em relação à outra. A desvantagem, no entanto, é que tal ação pode contribuir para o aumento da inflação dentro do país onde o preço da moeda esteja em desvantagem em relação à outra.

Câmbio Flutuante

Câmbio Flutuante

O Regime do Câmbio Não Flutuante

No caso do regime de câmbio não flutuante, o mercado ainda consegue estabelecer o preço destes, porém, há um estabelecimento de limite por parte do governo, para que não haja uma variação muito alta, nem para cima e nem para baixo.

Qual a Importância da Taxa de Câmbio na Economia?

Pelas pequenas explicações que você recebeu acerca da taxa de câmbio, convém tentar entender qual a importância da taxa de câmbio para a economia, não é verdade? Então, se liga só:

O principal objetivo do câmbio em um país é a capacidade de atrair investidores estrangeiros para que eles possam investir o seu dinheiro de maneira segura e com garantia de retorno satisfatório. Vamos considerar que a injeção de vários tipos de moeda aqui no país, principalmente o dólar, faz com que o fluxo de moedas estrangeiras na economia brasileira aumente, ajudando a reserva do país aumentar e, ao mesmo tempo, favorecendo a moeda nacional frente às outras reservas de valor. Para isso, não somente a taxa de câmbio é analisada antes de se fazer um investimento, mas também as taxas de juros e outras taxas que podem ser cruciais para a decisão pelo investimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Câmbio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *