Não é fácil entender os macetes e truques da bolsa de valores. A compra e venda de ações, os dividendos, os diversos tipos de investidores existentes, o que está em alta ou baixa e as taxas cobradas pelas corretoras para explicar tudo isso. Quem quer começar a comprar carteiras, mas não entende absolutamente nada sobre o mercado é melhor não cair de paraquedas em algumas carteiras escolhidas aleatoriamente, pois pode acabar vendo seu dinheiro ir embora sem deixar lembranças. Pensando nisso, algumas corretoras e empresas de comunicação, que trabalham com cadernos de economia, criaram simuladores da bolsa de valores.
Dos vários tipos de simuladores existentes, alguns são mais fictícios e podem criar costumes e vícios errados a quem os utilize, já outros são mais realistas, o que garante além da diversão, um aprendizado sobre o mercado de ações brasileiro. A própria Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), maior do Brasil, criou um sistema de pseudos investimentos. Quem quiser utilizar só precisa fazer um cadastro no site da bolsa e começar a comprar ações com a verba que possui. O simulador é completamente gratuito e ainda dá prêmios.
O mais famoso simulador online é o Folhainvest, programa criado pelo jornal Folha de São Paulo. O sistema permite que o usuário conheça na prática o funcionamento da Bovespa, pois todas as simulações são baseadas nos home brokers (sites de investimento) reais de compra de ações da bolsa paulistana. Para utilziar o Folhainvest, que também é gratuito, basta acessar o sitehttp://folhainvest.folha.com.br/ e efetuar um cadastro. Depois disso pode-se ler uma página de ajuda com um passo a passo detalhado de como comprar carteiras de ações no simulador. O procedimento é semelhante ao dos home brokers reais.
Cada investidor começa o jogo com um saldo de 200 mil reais fictícios, prontos para ser utilizados para a compra de qualquer ação. As cotações seguem os valores reais do mercado brasileiro. Pode-se investir tanto em pequenas companhias como nas famosas ações da Petrobras ou Vale do Rio Doce, índice Bovespa, taxas de câmbio, entre outras. Também há gastos fictícios com taxas de corretoras, exatamente como no mercado real. Existem alguns horários de negociação das carteiras em que o jogador pode vender suas ações. Dessa forma pode-se treinar tanto investimentos a longo quanto a curto prazo.
Além de aprender sobre o mercado, quem usa o simulador ainda pode ganhar prêmios. O jogador que mais lucrou com suas ações em um ano ganha uma viagem com tudo pago para o litoral baiano. O primeiro lugar em um mês ganha uma passagem ida e volta para qualquer lugar do Brasil, já o primeiro lugar do ano, por região, ganha uma passagem ida e volta para São Paulo. Todos os premiados ainda levam gratuitamente uma assinatura por três meses do sistema Enfoque Cotações Tempo Diferido.