Todo mundo já viu em filmes, seriados e até em jornais pessoas enriquecendo sem fazer muito esforço graças a investimentos na bolsa de valores. Sempre nervosos, querendo saber o que está em alta ou baixa, os especuladores usam expressões que podem parecer estranhas aos leigos, como day trade, buy and hold, entre outras. Se você não faz ideia do que significam esses dois termos é porque nem imagina como, na prática, investir em ações, certo? Neste artigo vamos explorar um pouco mais sobre o mundo da bolsa de valores e das empresas com capital aberto que oferecem os prazeres e temores do que se chama de renda variável.
Afinal, como comprar ações? Não é uma operação nem um pouco difícil de se realizar. Basta procurar uma corretora e deixar que essa faça tudo por você. Para encontrar uma pode-se efetuar uma busca no próprio site da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A página oferece uma seção com um passo a passo para iniciantes. Há um mecanismo de procura que permite que se coloque o valor do investimento pretendido. O site lista uma série de corretoras que combinam com seu perfil financeiroV
A partir daí basta observar as vantagens e desvantagens de cada uma. Se deseja investir via internet, por exemplo, deve-se procurar uma empresa que ofereça o serviço de home broker, ou seja, controle dos negócios pela web. Se preferir telefonar ou conversar pessoalmente, observe as corretoras que têm as melhores condições para essas opções. As taxas de movimentação também precisam ser levadas em consideração. Há empresas baratas e outras que cobram taxas abusivas se aproveitando dos investidores inexperientes.
Ao contrário do que muitos pensam, não existe um valor mínimo para comprar ações. As carteiras de cada empresa têm um custo, que é extremamente baixo, como, por exemplo, cinco reais. É claro que não se deve comprar apenas isso, pois não rende lucros expressivos. Aconselha-se gastar no mínimo 100 reais em um primeiro investimento.
Existem pessoas que operam no sistema conhecido como day trade (negócio diário, em tradução livre). Dessa forma compra-se ações que estão começando a subir e as vende no mesmo dia. Quem tem conhecimento sobre o mercado consegue ganhar valores altíssimos nesse sistema. Quem não tem pressa pode optar pelo sistema buy and hold (compra e espera, em tradução literal), ideal para quem não tem conhecimento da bolsa nem tempo para acompanhar o andamento diário das carteiras de ações. Dessa forma grandes lucros são obtidos em dez ou 15 anos.
Tanto o day trade quanto o buy and hold são excelentes para quem pode investir um capital considerável. Mas como comprar ações com pouco dinheiro? O mais seguro é deixar a bolsa de lado e partir para a renda fixa. Caso você realmente queira arriscar a renda variável, recomenda-se os fundos de investimento. São, basicamente, vários investidores, cada um com pouco capital, que compram carteiras juntos.