Principais Diferenças
Segundo os profissionais especializados em gestão empresarial, existem várias diferenças entre a empresa que promove a retenção de seus funcionários, e a que, ao contrário, possui um alto número de rotatividade de profissionais.
Vale ressaltar que uma atitude da corporação é justamente o oposto da outra.
Retenção de Funcionários
De acordo com os especialistas, a retenção dos funcionários que mais se destacam em suas funções é muito importante por três principais motivos: existe uma relação entre a satisfação que o cliente demonstra com a retenção dos profissionais; a empresa está investindo cada vez mais no capital humano e intelectual; com a manutenção dos funcionários, a empresa acaba lucrando, pois não há o custo alto com demissões e admissões de pessoal.
Assim, nesses tempos modernos de grande competitividade no mercado de trabalho, o capital intelectual de que a empresa dispõe cada vez mais é necessário para que a organização empresarial se mantenha em destaque no mundo corporativo. Com o advento do conhecimento, as empresas que investem no capital intelectual com certeza terão uma maior vantagem competitiva.
Formado pelo conjunto das qualificações do trabalho de uma empresa, o capital intelectual é muito importante, pois atualmente as organizações lucrativas e com sucesso atingem esse patamar em virtude das ideias inovadoras e originais de seus profissionais. Outro aspecto importante na retenção é que quando o funcionário deixa a empresa, ela perde as qualificações e competências adquiridas ao longo do tempo por esse colaborador.
Se esse profissional vai trabalhar em uma empresa concorrente, então a perda se torna maior, pois ele vai aproveitar tudo que foi aprendido para se desenvolver na nova empresa em que trabalha. Quanto à satisfação do cliente, parece óbvio que quando um funcionário está satisfeito com a empresa em que trabalha, esse sentimento se reflete no atendimento ao cliente, e esse percebe essa satisfação tendo a impressão que está fazendo um bom negócio.
Rotatividade de Pessoal
Na rotatividade de pessoal, a empresa acaba sendo prejudicada em seus lucros pelas despesas diretas ou indiretas que têm com os recrutadores, com as técnicas para seleção e com o treinamento dos novos funcionários. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é como essas demissões e admissões irão refletir na satisfação do cliente. Se houve um vínculo profissional bem forte entre um funcionário que foi demitido com um cliente da empresa, é bem possível que ele queira acompanhar esse profissional para a outra empresa em que ele vai atuar, e isso com certeza é uma grande perda, pois prejudica os lucros da empresa.
Outro fator de grande importância, mas nem sempre levado em consideração pelas empresas, é que o tempo gasto com o recrutamento, a seleção e o treinamento dos novos funcionários, pois é um período em que os outros funcionários podem não estar rendendo todo o potencial de que são capazes, desperdiçando tempo e conhecimentos relevantes para a organização empresarial em que atuam. Por isso, sempre que as empresas pensarem em fazer substituições de funcionários, devem pesar todos esses critérios antes de tomarem suas decisões.
Salete Dias