O Que Rende 1% Ao Mês? Quais Investimentos?

Mundo Financeiro E Rendimentos

O mundo financeiro hoje é procurado por muita gente, essa área que antes era restrita a apenas um grupo da população hoje é altamente procurada tanto por quem quer investir, quanto por quem quer trabalhar. Em apenas algumas décadas atrás, o mercado financeiro era muito fechado, porque exigia um conhecimento do assunto que não era fácil de ser obtido, o acesso ao conhecimento se dava em cursos caríssimos, em universidades pagas, em estudos que não eram nem um pouco acessíveis.

Já com a evolução e o advento da era da internet, o conhecimento também se tornou mais disponível, ainda que os estudos online geralmente não transformem ninguém em um profissional completamente capacitado e com um diploma, o simples ato de estudar e ler sobre o assunto com disciplina e dedicação em canais online, pode ser um primeiro passo para uma carreira de sucesso e muito promissora.

A internet tornou aquele primeiro conhecimento mais acessível e próximo para todas as pessoas, independentemente de onde elas estejam, independente de classe social, contanto que tenha um acesso de internet em suas casas, é claro que não podemos esquecer que infelizmente algumas pessoas ainda não tem acesso à internet, geralmente em decorrência da sua condição financeira, mas de uma forma geral o acesso à métodos e materiais de estudo relacionados ao mundo financeiro tem se tornado cada vez mais acessíveis e próximo da população, do que era a alguns anos atrás.

Dentro do mercado financeiro há diversas ramificações que podem ser seguidas, várias derivações tanto de carreiras, quanto de aplicações que as pessoas podem investir, existem algumas aplicações de rendimento fixo, algumas são de rendimento variável, algumas outras são de prazo pré estabelecido, outras não possuem uma data para retirada, entre todas essas ramificações e opções há muitos assuntos e muitas coisas a serem aprendidas.

Rendimentos

Rendimentos

Uma grande duvidas das pessoas é em relação as opções de aplicações de dinheiro, há quem procure uma aplicação que tenha uma margem de ganho maior, apesar de oferecer mais riscos, outras pessoas buscam mais segurança, ainda que isso signifique que o seu ganho por período de tempo será menor, ainda que menos entre menos lucro, você sabe que ele irá entrar e não terá a incerteza da dúvida.

Há um grande número de aplicações que trabalham com margens de retorno a. a. (ao ano), ou seja, elas consideram como um período completo, um período de 12 meses, que é equivalente a 1 ano, e a porcentagem que elas oferecem de retorno do dinheiro, ou melhor dizendo, a porcentagem de lucros é relacionada com esse período, é a porcentagem final ao longo dos 12 meses.

Algumas aplicações, no entanto, trabalham com os rendimentos mês a mês, e por isso sua definição geralmente é porcentagem a. m. (ao mês), o mais importante é que antes de investir o seu dinheiro você conheça todas essas informações e que tenha tudo isso selado em um contrato, pois assim você saberá exatamente o que esperar quanto ao seu investimento.

Quais São Os Investimentos Rendem a Margem De 1% Ao Mês (a. M.)?

A margem de 1% ao mês em um primeiro momento, para quem é mais leigo no assunto, pode parecer uma margem de ganho muito pequena, mas devemos considerar que no final do período de um ano, essa porcentagem acumulada se torna no mínimo pouco mais de 12%, por isso ela não é uma porcentagem tão pequena assim, mas a pergunta de muitas pessoas é quanto a qual investimento se enquadra nesse critério, pois a seguir vamos falar um pouco mais sobre isso.

Primeiro vamos esclarecer, que para que o mínimo de rendimento por mês seja 1%, o acumulado anual deve ser em torno de 12,7%, isso porque entre mudanças econômicas, perdas e ganhos, pode variar algo para mais ou para menos nas porcentagens mensais e o 0,7 da porcentagem garante o mínimo de rendimentos que desejamos obter, nesse momento então vamos esclarecer que não existe hoje nenhum investimento de renda fixa (mais segura) que pode trazer esse retorno de 1% ao mês.

O motivo de não existir mais uma aplicação de 1% de ganho ao mês, é porque todas as aplicações de renda fixa estão relacionadas a famosa Taxa Selic, é uma taxa média constantemente ajustada, que serve como um instrumento de política monetária que em geral controla os juros no nosso país. Essa Taxa Selic hoje está em baixa, em um de seus valores mais baixos da história e por isso é impossível que um rendimento seja de 1% ao mês, já que a taxa Selic é estipulada em valores considerando o período de um ano, ela estando entre 3% e 4%, não tem como ser maior do 0,4% ao mês, isso porque no final das contas ainda tem de se considerar a inflação do período, o que diminui ainda mais as porcentagens de ganho.

Ilustração Gráfico de Investimentos

Ilustração Gráfico de Investimentos

No ano de 2015 a taxa Selic passou da marca dos 14% ao ano (a. a.) o que deixou muita gente empolgado com esse tipo de investimento, mas ainda assim grande parte dos ganhos eram diminuídos por causa da inflação, na pratica o ganho em renda fixa de 1% ao mês sempre foi praticamente impossível, mas com a política e a economia atual do Brasil, mesmo antes da crise causada pelo corona vírus (Covid 19), os resultados econômicos dessa gestão brasileira afastaram cada vez mais a possibilidade de um retorno de 1% ao mês.

Outras Aplicações

Há outros tipos de aplicações que podem gerar retornos de mais ou menos 1% ao mês, um desses exemplos são os títulos imobiliários, os quais tem sido muito escolhidos por investidores nos últimos tempos, eles estão em alta, principalmente após as decorrentes quedas da taxa Selic e dos títulos do tesouro, em geral, muitos investidores tem buscado os investimentos que são conhecidos como os fundos multimercados.

Há também os chamados de investimentos em Letra de Cambio pré fixadas, que são investimentos que requerem que você deixe o seu dinheiro parado por alguns anos, o que é pré definido no momento da negociação, mais normalmente são no mínimo 4 anos de aplicação, esse tipo de título pode sim ter rendimentos de mais ou menos 1% ao mês, no entanto, eles requerem uma quantia maior de dinheiro investido, que seria de um mínimo de 10 mil reais, outro ponto é que é muito difícil de achar esse tipo de investimento disponível, pois são poucos títulos oferecidos e se esgotam rapidamente.

Há ainda o chamado Fundo de Investimentos de Participação, no entanto, esse tipo de aplicação não é possível para a grande maioria das pessoas, pois tem um valor inicial de investimento que está na casa dos 100 mil reais, o que torna esse investimento inviável, principalmente para a maioria dos investidores de primeira viagem, além disso essa opção também tem um pouco mais de risco do que as opções de renda fixa ligadas a taxa Selic.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *