O Que É Carteira Comercial De Um Banco?
Para entendermos um pouco melhor sobre carteira comercial, primeiramente devemos entender o que é exatamente um banco, como ele funciona resumidamente e também como funciona o banco múltiplo, que é o tipo de banco que irá deter uma carteira comercial, que por sua vez não é a única, pois existem outros tipos de carteiras, as quais é possível trabalhar.
Todo mundo conhece os bancos, hoje eles são tão presentes na nossa vida, quanto atividades fundamentais do dia a dia, eles “guardam” o nosso dinheiro, eles nos concedem cartões de créditos, eles investem o nosso dinheiro, ou pelo menos a maioria deles. Devemos saber também que os bancos não são apenas instituições privadas, eles podem também ser públicos, pertencentes ao governo de um país.
Grande parte da população não sabe como definir um banco público, mas a verdade que esses tipos de instituições financeiras estão mais presentes na nossa vida do que a gente pensa, isso porque os bancos públicos são aqueles que lidam com investimentos do governo, geralmente são aqueles que investem, dão créditos e financiam, obras que tem como intuito melhorar a vida das pessoas, como por exemplo, a construções de hospitais, de creches, escolas, etc.
No Brasil atualmente a principal agencia financeira pública é o Banco do Brasil, ele é um banco também aberto ao grande público, as pessoas físicas em geral, além disso é o mais famoso, até mesmo pela grande publicidade que existe em cima dele, além do Banco do Brasil temos também a Caixa Econômica que é um banco público.
Há ainda outras instituições que são públicas e pertencem aos governos, sejam eles federais ou estaduais, essas são chamadas de bancos de desenvolvimento e de agências de fomento, essa última trabalha muito com empreendedores e pessoas que estão em fase inicial de um empreendimento, independente da dimensão que ele tenha, esse tipo de agencia trabalha com dois tipos de capital, o capital de giro e o capital fixo.
Tudo isso que foi citado acima, são funções muito importantes dos bancos, no entanto, eles não trabalham somente com a pessoa física, mas também com a pessoa jurídica e muitas vezes essas funções são ainda mais importantes, considerando a nível de sociedade, pois os bancos concedem créditos e financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas, para que elas possam ter estrutura para trabalhar.
Essas empresas podem ser dos mais variados tipos que imaginarmos, por exemplo, ela pode se tratar de algum comércio, de empresa de prestação de serviços, podem fazer serviços industriais, entre outros. O ponto é que por causa da contribuição dos bancos, muitas pessoas conseguem a verba necessária para abrir o seu negócio e assim atender a sociedade em geral. Muitas vezes pensamos que os trabalhos do banco são injustos com a sociedade e com a população em geral, de fato os seus juros são altíssimos e um tanto quanto exploratórios muitas vezes, mas os bancos fazem um papel fundamental na sociedade atual.
Bancos Múltiplos
Agora vamos entender o que vem a ser bancos múltiplos, que são fundamentais para que possamos compreender as carteiras comerciais. Um banco múltiplo ele não atua somente em uma área, mas assim como o seu nome já sugere ele atua em duas ou mais vertentes, a partir de duas diferentes o banco já pode ser configurado como múltiplo.
As opções de áreas de atuações são a área comercial, a área de investimentos tão procurada hoje em dia, a área de desenvolvimento a qual está reservada para os bancos públicos, a área de créditos entre eles o famoso crédito imobiliário, a área de crédito para financiamento e investimento e existe também a área de arrendamento mercantil.
Os bancos múltiplos fazem operações em seus bancos através das chamadas carteiras, elas podem ser de muitos tipos diferentes, são eles a carteira comercial, a carteira de investimento, a carteira de desenvolvimento, a carteira de crédito imobiliário, a carteira de crédito, investimento e financiamento (sim é o combo) e a carteira de arrendamento mercantil.
No caso específico da carteira comercial, os bancos múltiplos que trabalham com esse tipo de carteira, se tratam especificamente de instituições conhecidas por serem monetárias e por esse motivo eles se restringem a captar os recursos financeiros independente da fonte, por meio apenas de depósitos do tipo à vista. Deve-se frisar que os bancos múltiplos quando trabalham com o tipo de carteira voltada a investimentos, eles obrigatoriamente não possuem uma carteira comercial de atuação.
Carteira Comercial
Não se deve confundir a denominação de banco comercial com carteira comercial, uma vez que os bancos comerciais são esses mais comuns e que geralmente temos alguma conta, tal como o Santander, Bradesco, etc. Enquanto isso se alguém falar sobre a carteira comercial, saiba que esta pessoa está se referindo a uma modalidade de trabalho do banco múltiplo.
Mais especificamente a carteira comercial trata-se de trabalhar com produtos e recursos que sejam especificamente voltados a um tipo especifico de público, é ele principalmente as empresas, excluindo as empresas de pequeno porte, ela engloba as empresas de médio porte e grande porte, além dessas duas a carteira comercial também inclui um tipo especifico de cliente com quem os bancos trabalham, é o cliente corporate.
Muita gente nunca nem ouviu falar desse tipo de cliente, mas acontece que esse é um dos principais tipos de clientes que tem os bancos, porque o cliente corporate é o tipo de cliente que tem um faturamento no ano de nada menos do que 100 milhões de reais, isso mesmo, no entanto, ele não se trata de um cliente pessoa física, mas sim de cliente pessoa jurídica e os 100 milhões não está relacionado ao valor do negócio, mas sim ao valor de faturamentos, entradas durante o período de 12 meses.
Portanto, veja que não é qualquer cliente que consegue trabalhar ou negociar em uma operação do tipo carteira comercial, é necessário a empresa ter um faturamento mínimo definido pela instituição financeira, somente clientes a partir de um determinado tamanho de negócio conseguem realizar esse tipo de operação.