Como Avaliar As Ações De Uma Empresa?

Que as empresas são muito importantes para que a economia mundial decole, isso não é novidade para ninguém. Além de conseguir movimentar financeiramente os países, elas conseguem proporcionar emprego e renda para um grande contingente de pessoas e essas, por sua vez, serão os responsáveis por girarem a economia do seu país ainda mais. E, dessa maneira, todos conseguem consumir e fazer com que o seu dinheiro circule no país.

Muitas pessoas, inclusive, acreditam que as empresas, em sua maioria, pertencem a apenas uma pessoa ou um grupo específico. Porém, o que elas nem imaginam é que a maioria dessas empresas são financiadas com capital externo, ou seja, de investidores. Mas você sabe bem como funciona esse mercado de ações? Nesse artigo, iremos buscar explicações que sejam mais exemplificadas para que as pessoas entendam como as empresas podem arrumar dinheiro para poder manter suas operações e, também, crescer. Confira:

A Empresa – Características Operacionais

Para que uma empresa possa funcionar, é sabido que se precisa de muito dinheiro para poder manter todas as suas atividades, desde a compra de materiais até a manutenção do salário dos funcionários, pagamento dos serviços prestados a ela (como água, eletricidade e internet), além de outras despesas que sempre aparecem para a conta empresarial.

Dessa maneira, a empresa pode contar com várias saídas: desde o dinheiro do dono total da companhia, sendo uma companhia familiar, no qual o capital é fechado. Ou também pode contar com o dinheiro de acionistas, onde geralmente o capital da empresa é aberto. Nesse último caso, qualquer pessoa pode comprar as ações oferecidas pela empresa em vários tipos de órgãos financeiros, como Bolsa de Valores.

Só que o ato de comprar ações não está totalmente relacionado com o fato de se adquirir apenas uma ação: quem está acostumado em investir nesses tipos de ações sabe que geralmente deve-se comprar um montante significativo de ações para que, de fato, possa ser dono de uma pequena fração dela.

E como é que se avalia de uma forma mais correta uma ação que está sendo ofertada na bolsa? Primeiramente, o que se espera é que o investidor tenha na manga uma maneira para poder fazer com que o seu investimento seja, de fato, inteligente. Dessa maneira, é imprescindível que o investidor tenha algum método de investimento que seja compensatório.

Vários investidores de sucesso, que acumularam bilhões em fortuna, também seguiram diversos métodos para que pudessem ter sucesso em suas investidas econômicas. Talvez o mais famoso tenha sido, justamente, o megainvestidor Warren Buffet, que já acumula quase 90 bilhões de dólares. Ele foi um investidor que seguiu o método do Vallue Investing, que  foi criado por nada mais nada menos do que Benjamin Graham.

Benjamin Graham

Benjamin Graham

Esse método de investimento está objetivado em comprar ações de ótimas empresas com um bom desconto no preço final de suas ações. Juntamente com uma análise fundamentalista, esse método consegue avaliar o desempenho da empresa através do seu histórico, bem como, também, os indicadores econômicos, os indicadores fornecidos pelo mercado além de muitos outros aspectos para poder traçar um perfil empresarial e, dessa maneira, indicar se ele é um bom investimento ou não.

Além disso, existem outros critérios que ajudam você a avaliar a ação de uma empresa e, dessa maneira, decidir se ela é um bom investimento a se fazer ou se é melhor deixar ela de lado em prol da saúde do seu investimento.

Os Melhores Critérios Para Avaliar A Ação de Uma Empresa

  • Não é nada errado avaliar o valor de mercado de uma empresa. Esse é um importante passo para poder saber se você está entrando em um investimento que realmente valha a pena ou se é mais uma furada. Dessa maneira, quando uma empresa apresenta um valor de mercado superior ao de 500 milhões de dólares, é sinal que ela dificilmente irá retornar um investimento ruim aos seus acionistas, tendo ainda uma chance muito baixa de ser uma empresa que possa vir a falir. Dessa maneira, empresas de grande porte e que tenham esse valor de mercado, são ótimas para se investir. Vale lembrar que empresas menores e que tenham valores de mercado muito irrisórios estão correndo risco por causa de possíveis instabilidades no mercado.

  • Outra coisa a se avaliar também é se a empresa conta com boas práticas de governança administrativa, já que isso mostra que a empresa é bastante transparente no que diz respeito à divulgação de dados internos para os acionistas, aumentando assim, a sua credibilidade e, também, um aumento extra de segurança aos investidores e aos possíveis investidores que se interessem pelo assunto.
  • Uma das ferramentas que se é utilizada para poder entender o quão boa está a saúde financeira de uma empresa é, justamente, a sua liquidez. Isso indica, em outras palavras, como a empresa está lidando com os pagamentos a curto prazo. Essa liquidez é obtida a partir da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Essa divisão sintetiza o quanto a empresa deve receber tanto quanto ela deve pagar no mesmo período. Ou seja, quanto maior esse índice, maior é a capacidade da empresa de honrar com todos os seus compromissos. Porém, se o índice for baixo, é bem provável que a empresa não consiga manter suas contas em dia, aumentando a probabilidade de um calote.

    Analisando as Ações de uma Empresa

    Analisando as Ações de uma Empresa

  • Outro critério a ser observado é se o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido ( o famoso ROE) é maior do que 20%. Ele nada mais é do que relação entre lucro líquido que fora obtido nos últimos 12 meses na empresa e o patrimônio líquido que a companhia passou. Ou seja, em outras palavras, o  ROE mede o quanto a rentabilidade está gerando sobre o próprio patrimônio. Nesses casos, quanto maior o índice, melhor para a empresa e, claro, melhor para o investidor.
  • Avaliar se o lucro da empresa cresceu níveis maiores do que 5% em um período de 5 anos também é uma ótima maneira de identificar se aquela empresa é boa para receber investimentos e se você irá ter a garantia de retorno. Mostrar índices de crescimento maiores que 5% nesse período indicam que a empresa está tendo sucesso em sua estratégia empreendedora rumo ao sucesso comercial.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *