O Canadá é considerado um país desenvolvido. O seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é 0,961, um dos maiores do mundo todo. Ainda assim, a sua economia é bem dependente da economia dos Estados Unidos.
A sua economia é caracterizada como uma economia de serviços, visto que estes representam 76% do total da força laboral, e 69 do PIB (Produto Interno Bruto). Enquanto que a indústria corresponde a 29% do PIB do país, e emprega 22% do total de trabalhadores. Já a agricultura, é responsável por apenas 2% do PIB, e é responsável por acolher somente 2% do total da população ativa.
A partir da Segunda Guerra Mundial, a economia do Canadá passou por diversas mudanças. Deixando de ser uma economia agrícola, para se tornar uma economia industrial. Hoje em dia, porém, é uma economia voltada para serviços totalmente técnicos.
Para a indústria, o Canadá dispõe de grandes recursos energéticos e minerais como, por exemplo, a hidroeletricidade e o gás natural.
O país se beneficia muito acordos comerciais entre os países que desejam acabar com as tarifas alfandegárias, e objetivam estabelecer algumas quotas tanto na exportação, quanto nas importações de bens e de serviços. Esse acordo recebe o nome de tratado de livre-comércio. E um exemplo é o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte, ou North American Free Trade Agreement – em inglês).
Dessa forma, as economias do Canadá e dos Estados Unidos se encontram totalmente integradas. Do total das exportações e importações do Canadá, 80% são de responsabilidade dos Estados Unidos.
Economia Agrícola do Canadá
Como a pequena agricultura do Canadá é bem técnica, ela utiliza, de forma vantajosa, os avanços provenientes da revolução verde, que corresponde a várias inovações tecnológicas destinadas à agropecuária.
O objetivo dessas inovações era aumentar a produção por meio da modificação genética das sementes, o uso de produtos industrializados (como máquinas e agrotóxicos), inovações nas técnicas de fertilizações de solo, por exemplo. Tudo isso ajudaria a reduzir muito o tempo dispendido para a colheita.
A primeira vez que a expressão “Revolução Verde” foi usada foi em uma conferência que se aconteceu em Washington, e o responsável por ela foi Willian Gown.
Voltando para a economia agrícola do Canadá, ela consiste em uma agricultura de mercado e de exploração direta. Sendo que o agricultor é o detentor das terras nas quais ele trabalha. São consideradas como as principais áreas agrícolas do Canadá as províncias Manitoba, Alberta, Britânica, Terranova, Colúmbia e Quebec. E também a Ilha de Príncipe Eduardo e Saskatchewan.
Apesar de se plantar muito cereal, a produção de aves, bovinos e suínos representa a maior parte da produção agrária.
Como o país possui grandes bosques, são muito importantes os recursos silvícolas para o mesmo. A maior parte dos bosques do país pertencem a propriedade pública. Sendo que poder público também é o responsável por sua administração.
Assim como acontece a exploração dos bosques, também acontece a caça à raposas, bisões, alces e castores.
O Canadá ocupa o 3° lugar na exploração de minérios no mundo. Por isso, essa atividade é muito importante no país. Do total do minério explorado no país, 4/5 são destinados à exportação. São exemplos de minérios produzidos no Canadá: zinco, amianto, carvão, ouro, cobre, ferro, bauxita, urânio, chumbo e níquel.
O país também representa uma verdadeira potência pesqueira. Dentre os peixes pescados lá, podemos destacar os arenques, as trutas, os salmões e o bacalhau.
No ano de 2007, o PIB do país chegou a US$ 1.274 trilhões. Enquanto que o PIB per capita alcançou a marca de US$ 38.200.
A Produção Industrial do Canadá
Em se tratando de indústria, o Canadá também pode ser considerado como uma potência. Sendo que o setor é alimentado por muitos recursos do país. A potência industrial do Canadá é tão imensa, que precisa exportar uma grande parte do que produz, visto que a população do país não consegue consumir tudo o que é produzido em seu território.
No Canadá, há indústrias de todos os setores da economia, que vão desde a indústria agro-alimentar, até a indústria de novas tecnologias. Suas indústrias se concentram em 2 pontos: nos arredores de Vancouver e no eixo San Lorenzo-Grandes Lagos.